terça-feira, 15 de maio de 2012

Usina nuclear do Irã começará a operar este ano 15/05/2012




O engenheiro russo Valery Limarenko (foto), que projetou a primeira usina nuclear do Irã, Bushehr, revelou à agência de notícias RIA Novosti que ela entrará em atividade comercial no final deste ano, produzindo energia elétrica. O projetista e autor do esboço final da usina, toda construída com tecnologia fornecida pela Rússia, disse que, até dezembro, estarão concluídas todas as fases de testes para a liberação de eletricidade, embora a documentação necessária à ativação só deva ser assinada pelas autoridades dos dois países em 2013.
Um acordo bilateral entre a Rússia e o Irã, chancelado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), estabeleceu a competência da Rússia para operar a usina nuclear de Bushehr, fornecer o combustível necessário a esta operação e supervisionar a sua utilização.
A Rússia, que recentemente tornou a se pronunciar contra novas sanções comerciais a serem decretadas pela comunidade internacional contra o Irã, em razão das inquietações provocadas pelo uso do programa nuclear, tornou a garantir que esta utilização se dará somente para fins pacíficos, como produção de energia nuclear e fabricação de aparelhos necessários à medicina diagnóstica.

O governo russo também voltou a declarar que o urânio fornecido ao Irã para a usina de Bushehr é enriquecido a 2% e que, para a utilização do combustível com objetivos militares, é necessário que ele esteja enriquecido a, no mínimo, 20%. A construção da usina de Bushehr teve início em 1975, por um acordo ente Irã e Alemanha. Mais tarde, os alemães cancelaram a participação. Os entendimentos com a Rússia, então, começaram e, em fevereiro de 1998, os governos russo e iraniano firmaram o acordo para a construção da usina de Bushehr e o fornecimento de urânio para fins estritamente pacíficos.
Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário