terça-feira, 15 de maio de 2012

Ahmadinejad convoca Ocidente a mudar de atitude e respeitar o Irã 15/05/2012



O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, pediu que as potências ocidentais "mudem de atitude" com o Irã, em meio à retomada no fim de maio em Bagdá das negociações sobre o programa nuclear iraniano, indicou nesta segunda-feira a agência oficial Irna.
"Se o Ocidente mudar de atitude e respeitar o povo iraniano, ganhará em troca o respeito dos iranianos", declarou o presidente, segundo a Irna, durante uma viagem à cidade de Qushan (nordeste).
"É preciso saber que a nação iraniana não dará nem um passo atrás em relação ao seu direito fundamental" de possuir energia nuclear civil, reafirmou Ahmadinejad.

Depois de um novo contato em abril em Istambul considerado positivo, o Grupo 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha) e o Irã devem retomar as negociações no dia 23 de maio em Bagdá.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o Irã voltaram à mesa de negociações nesta segunda-feira em Viena, três meses após o fracasso de duas visitas da agência para esclarecer a natureza do programa nuclear iraniano.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário