segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Irã planeja visitas a instalações nucleares durante cúpula 27/08/2012





O Irã convidou os chefes de Estado e de governo presentes na 16ª Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (MPNA) a visitar suas instalações nucleares, informou neste domingo o site da reunião. "Estas visitas estão programadas para resistir à propaganda contra a República Islâmica do Irã e às absurdas acusações de que o Irã pretende fabricar armas nucleares", afirmou o deputado Mansur Hagigatpur, da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento.
Previamente, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Ramin Mehmanparast, destacara que, se os participantes da Cúpula dos Não-Alinhados desejassem, poderiam organizar visitas às instalações nucleares do país. Entre as visitas previstas por Teerã está a de Mohammed Mursi, presidente do Egito. A visita de Mursi a Bushehr, todavia, não foi confirmada pelo Cairo, tampouco por outras fontes.
O Irã está submetido a sanções internacionais da ONU, e também da União Europeia, Estados Unidos e outros países, pela suspeita que seu programa nuclear poderia ter uma vertente militar. Teerã assegura que não renunciará a seu programa atômico, que afirma estar de acordo com o Tratado de Não-Proliferação, do qual é signatário, e considera que as sanções são injustas e ilegais.
O encontro dos líderes não-alinhados ocorrerá em Teerã, nos dias 30 e 31 de agosto.
EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário