quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mantega abre fogo, de novo, contra juros dos bancos 30/08/2012


Mantega abre fogo, de novo, contra juros dos bancos Foto: Edição/247

Um dia após o Copom ter derrubado a Selic para 7,5%, menor taxa da história, ministro da Fazenda cobra reflexo nos bancos: "Ainda não estamos com uma taxa adequada praticada pelos bancos de modo que possa estimular o consumo"



Yara Aquino, da Agência Brasil- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira 30 que – apesar da redução da taxa de juros, a Selic, de 8% para 7,5% ao ano, anunciada pelo Banco Central – os bancos ainda cobram uma taxa de juros inadequada. Segundo ele, no entanto, com a diminuição da Selic, o Brasil atinge um patamar "quase civilizado" da taxa básica de juros, o que a coloca em um patamar mais adequado para estimular a produção no país.
"Essa mudança de patamar de juros causa impacto extraordinário na economia brasileira, uma mudança estrutural profunda que vai fazer com que a produção seja privilegiada em relação à aplicação brasileira. Você canaliza a poupança do país para a produção", disse o ministro ao participar da 39ª reunião do pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palácio do Planalto.
Segundo o ministro, a redução da taxa de juros é a boa notícia e a má notícia é que a queda do spread não atingiu os níveis esperados. "Houve também queda do spread, porém, ainda não estamos com uma taxa de juros adequada praticada pelos bancos de modo que possa estimular o consumo", disse. Para Mantega, a economia brasileira começa se aquecer e a prioridade do governo é aumentar o nível de investimentos do país, sobretudo em infraestrutura.
O ministro da Fazenda iniciou o discurso na reunião dizendo que a situação da economia internacional continua ruim. Segundo ele, os países avançados permanecem "empurrando com a barriga" seus problemas e o cenário não será resolvido a curto prazo. "Em termos de gravidade, o que está acontecendo em 2012 é pior do que o que estava acontecendo em 2009. Estamos em uma fase pior da crise do que estávamos em 2008, em 2009. É uma crise mais prolongada que tem causado mais danos."
Ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) fez a nona redução consecutiva da Selic. Após a reunião em que foi decidida a queda a taxa básica de juros, os diretores do BC divulgaram nota informando que optaram, por unanimidade, manter a política de afrouxamento do processo monetário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário