quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Universo 30/08/2012


Por IV Avatar do Rio Meia Ponte
Vc ainda se lembra disso? 
Deu no Pesquisas, Estudos e Multimídia Online(PEMONLINE)
Universo
universo tem tamanho imensurável, cerca de 10 sextilhões de km². Ele contém estrelas, satélites, planetas, asteróides, nebulosas, galáxias etc.

A Origem do Universo

A Origem do UniversoA teoria mais provável para a origem do universo é a do Big Bang.
O Big Bang (big=grande; bang=explosão) teria sido a explosão de um “átomo primordial” ou “ovo cósmico” ocorrida, aproximadamente há 18 bilhões de anos. Ao se despedaçar, esse átomo teria dado origem ao universo.
Essa teoria baseia-se na hipótese de que há um afastamento gradativo das estrelas que, presumivelmente, estão se distanciando de um “centro” (local de origem ou local da explosão) e se dirigindo cada vez mais para longe dele.

A Via Láctea e o Universo

A Via Láctea e o UniversoA Via Láctea é aquela faixa esbranquiçada facilmente visível à noite no céu, com centenas de bilhões de estrelas das mais variadas massas (quantidade de matéria) e idades.
sol é o centro do sistema solar, mas não permanece imóvel no espaço.
A origem do Sistema Solar está ligada à do Universo.
O Sol teria se formado a partir de uma vasta nuvem de gases e poeira cósmica de elevada temperatura que, há cerca de 5 bilhões de anos, foi concentrando-se, à medida que girava em torno de si mesma. Essa massa gasosa, contraindo-se e aumentando sua velocidade de rotação, foi desprendendo fragmentos, os quais formaram os planetas, inclusiva a Terra. Estima-se que a Terra tenha 4,6 bilhões de anos.
Existem outras galáxias além da nossa; a mais próxima é a Nuvem de Magalhães, que está a 160 mil anos-luz.
O Sistema Solar é composto pelo Sol, planetas satélites dos planetas, asteróides, cometas, meteoróides, poeira zodiacal (grãos de poeira resultantes da desagregação de núcleos de cometas ou da colisão entre asteróides) e vento solar (gás quente magnetizado que escapa continuamente da coroa solar).
Os planetas orbitam em redor do Sol. Eles estão assim dispostos, partindo do mais próximo para o mais distante do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

A Lua e suas Fases

A Lua e suas Fases
Quase todos os planetas (astros iluminados pelo Sol) têm satélites girando ao seu redor.
A Lua é o satélite natural da Terra.

A Lua
A LuaSituada a 384.000 km da Terra, ela gira ao seu redor em pouco menos de 28 dias.
A Lua já foi utilizada para orientação, já foi elogiada, cantada, pisada pelos astronautas e serve de inspiração para os poetas e enamorados. Nada mais é que um astro esférico iluminado pelo Sol.
As fases da Lua resultam da nossa visão do hemisfério iluminado sob diferente ângulo.
A gravidade lunar equivale a 1/6 da terrestre, ou seja, uma pessoa que pesa 60 kg na Terra, pesaria 10 kg na Lua.
Seu movimento de rotação dura 27 dias e 7 horas, que é também o tempo da sua translação em volta da Terra.
A superfície lunar é rochosa, árida e bastante acidentada. Há cordilheiras, crateras, depressões e superfícies lisas denominadas de mares.

Cometas

CometasSão blocos formados de gelo e poeira remanescentes do nascimento do sistema solar, que mergulham em direção ao Sol.
Seu diâmetro varia de 300 metros a 10 quilômetros.



Asteróides

AsteróidesSão corpos estrelários menores que os satélites, mas consideravelmente maiores que os meteoros.
São compostos de rocha e metais, como ferro e níquel. A maioria tem dimensões microscópicas. Mas existem imensos blocos de até 1.000 quilômetros de diâmetro vagando pelo espaço.


Meteoros

MeteorosMeteoros ou meteoritos são corpos metálicos ou rochosos que, vindos do espaço, caem na superfície da Terra.
Os meteoritos, antes de atingirem a Terra, denominam-se meteoróides.
Os meteoros, quando entram na atmosfera terrestre em alta velocidade (meteoritos), dissipam sua energia em forma de luz e são conhecidos como “estrelas cadentes”.

Os Gênios da História da Astronomia

Nicolau Copérnico
Nicolau Copérnico
Médico e astrônomo polonês (1473-1543), dizia que o Sol era o centro do cosmo.

Galileu Galilei
Galileu Galilei
Italiano (1564-1642), usou lunetas para comprovar que a Terra gira em torno do Sol.

Johannes Kepler
Johannes Kepler
Alemão (1571-1630), disse que a Terra, o Sol e os planetas são da mesma natureza.

Albert Einstein
Albert Einstein
Alemão (1879-1955), desenvolveu a teoria da relatividade e revolucionou a ciência.

Edwin Powell Hubble
Edwin Powell Hubble
Americano (1859-1953), fez a Lei de Hubble, sobre a expansão do cosmo.

Mini glossário sobre o Universo
  • Sideral: relativo aos astros.
  • Via Láctea: expressão latina, que corresponde à galáxia – caminho leitoso. Os índios brasileiros chamavam a nossa galáxia de Tapirapé, que significa “caminho da ante”.
  • Ano-Luz: Unidade de distância, e não de tempo, que equivale a distância percorrida pela luz, no vácuo em um ano, à razão de, aproximadamente, 300.000 km por segundo. Corresponde a cerca de 9 trilhões e 500 bilhões de km.
  • Coroa solar: camada mais externa da atmosfera solar.
  • Meteoro: palavra que vem do grego e que significa “objetos voadores”.

Movimentos da Terra

Movimentos da TerraA Terra
O nosso planeta é o terceiro em ordem de distância do Sol. Essa localização permitiu à Terra uma temperatura adequada para o desenvolvimento e manutenção da vida.
A Terra possui 510 milhões de km², um raio terrestre que mede cerca de 6.370 km e o perímetro terrestre que mede 40.000 km. Além disso, possui vários movimentos importantes, como os de rotação e translação.

Rotação
Rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo imaginário, no sentido oeste para leste, o que resulta no dia e na noite. Uma volta completa tem duração de 24 horas.

Translação
Translação
Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, com duração de 365 dias, 5 horas e 48 minutos, o que resulta nas estações do ano.
Como o calendário usado é de 365 dias, faltam 6 horas a cada ano que, somadas, resultam em um dia a mais a cada 4 anos no mês de fevereiro – chamamos isso de ano bissexto.
As estações do ano são: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Quando estamos no verão ou no inverno, a posição da Terra está no solstício e, quando estamos na primavera ou outono, a posição da Terra está no equinócio.
Fique ligado! O calendário que utilizamos chama-se Gregoriano, em homenagem a Gregório XIII, que o instituiu em 1582, para corrigir uma diferença entre a duração do movimento de translação e a contagem de tempo pelo homem.

Zonas Térmicas
Zonas Térmicas
A Terra, em razão de sua forma esférica, não recebe luz por igual; essa diferença de iluminação chamamos de zonas térmicas, ou seja, há regiões de maior incidência de Sol, portanto são mais quentes, e existem zonas de menor incidência de Sol, portanto são mais frias.
As Zonas Térmicas são:
• Zona polar ou glacial norte;
• Zona temperada norte;
• Zona intertropical ou tórrida;
• Zona temperada sul;
• Zona polar ou glacial sul.


Lembre-se: As regiões temperadas (de temperaturas médias agradáveis), situadas entre as regiões quentes e as polares são as preferidas pelo homem e as mais habitadas.

Hemisférios
Hemisférios
A palavra hemisfério é utilizada para designar cada uma das metades da esfera terrestre.
A linha do Equador divide a Terra em dois hemisférios, que recebem os nomes de Hemisfério Norte ou Setentrional e Hemisfério Sul ou Meridional.
Perpendicular ao Equador e unindo os pólos, portanto no sentido norte-sul, encontramos as linhas imaginárias denominadas meridianos. Como todos os meridianos são iguais, convencionou-se adotar o Meridiano de Greenwich como referência para dividir a Terra em dois Hemisférios que são: Leste ou Oriental e Oeste ou Ocidental.


Leia mais: Universo - Geografia › PemOnline
Acompanhe o Portal PemOnline nas redes sociais:
Follow us: @PemOnline on Twitter | PemOnline on Facebook

http://www.pemonline.com.br/disciplinas/geografia/universo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário