segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O novo reator nuclear russo: economia e segurança 24/12/2012







Kursk, usina nuclear, construção, reator, Rússia

RIA Novosti

Os especialistas russos em física nuclear concluíram o desenvolvimento do projeto do reator prospectivo VVER-TOI, na sigla russa. Esta grande abreviatura russa é “decifrada” da seguinte maneira: reator energético moderado a água, típico, otimizado e informatizado. Estes reatores irão substituir os grupos eletrogêneos das centrais atômicas antigas e serão oferecidos para a exportação.

Na realidade, a nova central típica terá dois blocos com um reator de 1250 megawatts, revela o perito do Centro Nacional de Pesquisas Instituto Kurtchatov Andrei Gagarinski.
"Trata-se da modernização do projeto, ou de mais uma geração do mesmo reator. Ele é mais potente do que o seu antecessor – a sua potência chega a quase 1300 megawatts. Existem diferenças no tocante aos sistemas de comando e certos detalhes técnicos. De um modo geral, trata-se de uma nova geração de reatores energéticos potentes, que constituem a base da matriz energética da Rússia."
Todos os documentos técnicos do projeto já estão prontos. A etapa seguinte é a construção da central nuclear Kursk 2. A obra vai começar no próximo ano. No processo de desenvolvimento do novo reator foram utilizadas não somente tecnologias russas, mas também projetos franceses e alemães. E se levarmos em consideração os serviços de software aproveitados no projeto, a geografia será ainda mais ampla. No processo de projeção da central foi utilizado, pela primeira vez na Russia, o método de modelação tridimensional e o conjunto de programas que engloba várias plataformas. O projeto VVER-TOI é uma central ao mesmo tempo econômica e segura. Como se sabe, a questão de segurança de centrais nucleares é alvo de uma atenção especial do mundo de hoje. O novo reator foi desenvolvido de maneira a levar em consideração todos os fatores negativos que tinham provocado o acidente na central atômica de Fukushima. A emissão de substâncias radioativas do grupo eletrogêneo para o meio ambiente é impossível mesmo no caso de um terremoto de magnitude 8 na escala de Richter ou no caso da queda e explosão de um avião com massa de até 400 toneladas. O projeto inclui também dispositivos que permitem limitar a um determinado local a massa fundida da zona ativa, explica Andrei Gagarinski.
"Este dispositivo é um projeto original russo. No caso de reatores potentes, uma “armadilha” para as massas fundidas é indispensável. Portanto, mesmo no caso do acidente mais grave que se pode imaginar, o combustível fica dentro do reator e não desaparece, o que proporciona um alto nível de segurança para a população e para o meio ambiente. Existem também muitos outros aperfeiçoamentos técnicos que elevam o nível de segurança. A necessidade de cessão do calor é especialmente importante no caso de situações, semelhantes à que se deu na central nuclear de Fukushima."
Depois do acidente de Fukushima o enfoque de construção de centrais nucleares mudou – os reatores tornam-se mais caros, mas a sua segurança aumenta, aponta Alexander Pasetchnik, perito do Fundo de Segurança Energética.
"É evidente que o novo reator corresponde a exigências mais altas, incluindo o perigo devido a abalos sísmicos. Além disso, neste caso existe proteção contra ataques terroristas pois ele suporta a queda de um avião."
Nas próximas décadas precisamente centrais atômicas, munidas de reatores novos, é que irão constituir a base da matriz energética da Rússia. Na opinião de peritos, o reator VVER-TOI poderá perfeitamente concorrer no mercado mundial com os desenvolvimentos análogos dos EUA, da China e da Coreia. Falando a propósito, estes últimos virão à luz em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário