domingo, 30 de dezembro de 2012

Mais de mil jornalistas foram demitidos nos últimos doze meses 30/12/2012

Do Comunique-se

O ano de 2012 foi marcado por enxugamento das redações, principalmente devido ao fim da publicação de veículos e à migração do impresso para o online. Levantamento feito pelo Comunique-se mostra que mais de 1.230 jornalistas foram demitidos nesse período. A maioria das dispensas foi motivada por cortes orçamentários e reestruturações.
Destaque para os 450 cortes promovidos pela Rede TV, quase um terço do quadro total de funcionários. Entre os jornalistas, Rita Lisauskas deixou o canal em janeiro, após ter postado em seu perfil no Facebook uma reclamação sobre os atrasos salariais. Em março, pelos menos oito pessoas foram cortadas do departamento esportivo, o equivalente a 40% do núcleo. A emissora passou o ano em destaque no noticiário, por causa de demissões, atrasos nos salários e pelo não pagamento de benefícios, como o 13º salário.
Na Record foram registradas 70 demissões. A ordem teria sido cortar em 12% os custos de Record News e R7, informação não confirmada pela empresa. No veículo televisivo, 40 jornalistas de Brasília, Santa Catarina e São Paulo deixaram de fazer parte da equipe. Em nota, a emissora afirmou fazer “uma reformulação em sua grade de programação”.

Grandes impressos também enfrentaram problemas. A Folha de S. Paulo demitiu ao menos cinco jornalistas. Em junho, a versão online passou a usar a tecnologia do paywall, cobrando pelo conteúdo produzido. Claudio Ângelo e Lucio Vaz (repórteres da sucursal de Brasília), Carolina Vilanova (repórter de ‘Mundo’) e Lucia Valentim (repórter do caderno ‘Ilustrada’) foram dispensados. Ex-correspondente e ex-secretário de redação, Vaguinaldo Marinheiro também perdeu o emprego.
Concorrente da Folha, O Estadão demitiu 20 jornalistas em fevereiro. Do mesmo grupo, o Jornal da Tarde encerrou suas atividades no Dia das Bruxas, 31 de outubro. Em julho, o JT havia dispensado cerca de 20 profissionais e sinalizou que deixaria de circular aos domingos.
Outro impresso que encerrou suas atividades foi o diário esportivo Marca Brasil. Os jornalistas que trabalhavam no periódico seriam transferidos para outras publicações do Grupo Ejesa/Ongoing, responsável pelo portal IG e pelas edições dos jornais Meia Hora, O Dia e Brasil Econômico. A empresa não confirmou, mas na redação os comentários eram de que cerca de 70 foram dispensadas. Em dezembro, 13 funcionários de deixaram a companhia.
No segmento das revistas, o Grupo Abril encerrou o ano com 150 demissões, entre jornalistas e funcionários do setor administrativo. A editora também anunciou o fim da revista mensal Quatro Rodas Moto e a dispensa de quatro jornalistas da publicação.
redacoes-vazias
Redações sofreram com cortes durante o decorrer de 2012
Janeiro
R7 – 2
Rede TV – 1 (Rita Lisauskas)
Band – 20

Fevereiro
Band – 12
Estadão – 20

Março
TV Cultura – 50
Rede TV – 450

Maio
Rádio Globo – 1 (Marcus Aurélio de Carvalho)

Junho
RIT TV - 50

Julho
Band – 21
Folha de S. Paulo – 5
Jornal da Tarde – 20
A Tarde – 23

Setembro
IG – 12

Outubro
Diário de Natal – 30

Novembro
Grupo Ejesa/Ongoing – 70
Record – 70
Portal ESPN – 1 (Júlio Gomes Filho)
Grupo Paranaense de Comunicação – 7

Dezembro 
Grupo Ejesa/Ongoing – 13
TV Climatempo – 20% do quadro
Correio Braziliense – 23
IstoÉ Gente – 6
Grupo Abril – 150
Info Money – 9
Rede TV – 15
Terra – 150

Nenhum comentário:

Postar um comentário