domingo, 30 de dezembro de 2012

Será que o renminbi chinês substituir o dólar EUA como moeda de reserva primária do mundo? 30/12/2012

Do The Truth

Por Michael

A maioria dos americanos não tem idéia da enorme vantagem que os Estados Unidos possuem por ter a principal moeda de reserva do mundo, e a maioria dos americanos também não têm idéia de quão perto o dólar dos EUA esta' de perder esse status. 
Nos últimos 40 anos, a grande maioria de todo o comércio global (incluindo a compra e venda de petróleo) foi feito em dólares americanos. Esse ainda é o caso hoje, mas as coisas estão começando a mudar. Por todo o globo internacional acordos estão sendo feitos para se afastar do dólar dos EUA e usar outras moedas no comércio global.
A segunda maior economia do mundo, a China, tem sido particularmente agressiva na tentativa de alterar a ordem financeira existente. Como você verá abaixo, a China tem executado em todo o planeta acordos com outros países para começar a conduzir uma quantidade crescente de comércio em outras moedas que não o dólar dos EUA. E, claro, os chineses vão fortemente promover a sua própria moeda - o yuan. Então, por que isso está acontecendo?
Bem, por um lado, a verdade é que os Estados Unidos ja' não são a única superpotência do mundo. A economia chinesa esta' projetada para se tornar maior do que a economia dos EUA em 2016, e por algumas medidas a economia chinesa já é maior. Assim, os líderes chineses têm sido muito abertos sobre o fato de que eles acreditam que ele simplesmente não faz mais sentido que a grande maioria de todo o comércio global deva continuar a ser realizada em dólares norte-americanos, especialmente considerando a impressão de dinheiro imprudente de que o FED (Reserva Federal) tem feito. Numa altura em que o status do dólar dos EUA já está escorregando, QE3 está profundamente minando a confiança na moeda dos EUA. E quando o dólar dos EUA perde status de moeda de reserva, as consequências para os Estados Unidos vão ser absolutamente catastróficas.
Infelizmente, a maioria dos americanos nem sequer sabem o que é uma "moeda de reserva" é ou que o dólar dos EUA está sob ataque.
Os chineses não estao apenas falando sobre substituir o dólar - eles estão fazendo isso. O seguinte é um trecho de uma história recente de Alan Wheatley , correspondente a economia mundial para a Reuters:

Alimentado com o que vê como negligência maligna de Washington no dólar, a China está ativamente promovendo o uso transfronteiriço de sua própria moeda, o yuan, também conhecido como renminbi, no comércio e no investimento.
O objetivo é tanto comercial - para reduzir os custos de transação para os exportadores chineses e importadores - quanto estratégico.
Deslocando o dólar, Pequim diz, irá reduzir a volatilidade dos preços do petróleo e de commodities e tardiamente corroer o "privilégio exorbitante" dos Estados Unidos desfruta como o emissor da moeda de reserva no coração de uma arquitetura internacional pós-guerra financeira que agora vê como irremediavelmente fora de moda.
Os principais meios de comunicação nos Estados Unidos ignoram quase inteiramente estes desenvolvimentos, mas a verdade é que tudo isso é um negócio muito, muito grande.
A seguir, são apenas alguns dos acordos internacionais de divisas que a China tem feito nos último dois anos:
-China e Alemanha ( Veja Aqui )
-China e Rússia ( Veja Aqui )
-China e Brasil ( Veja Aqui )
-China e Austrália ( Veja Aqui )
-China e do Japão ( Veja Aqui )
-China e Chile ( Veja Aqui )
-China e os Emirados Árabes Unidos ( Veja Aqui )
-China, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul ( Veja Aqui )
A maioria dos economistas norte-americanos descartam essa ameaça, apontando que a China tem estocados tantos dólares norte-americanos e tanta dívida dos EUA que, se alguma coisa acontecer com o sistema financeiro dos EUA, a China seria significativamente prejudicada.
Isso pode ser verdade até certo ponto, mas o que também é verdade é que a maioria dos americanos não compreendem, fundamentalmente, a nossa relação com a China.
A maioria dos norte-americanos acreditam que somos "amigos" da China só porque eles estão realizando comércio com a gente.
Infelizmente, não é assim que os chineses nos enxergam. Eles nos vêem como "a concorrência", e planejam sair por cima no final.
Agora, os chineses estão estocando grandes quantidades de ouro. Eles estão se preparando para o dia em que o dólar dos EUA cair e quando os ativos tangíveis tomarem o lugar dele.
E alguns estão até mesmo a especular que os chineses podem estar planejando fazer um lastro de sua própria moeda com o ouro em algum ponto.
O seguinte é um excerto de um artigo recente por Christopher K. Potter , o presidente da Administração do Norte Border Capital:
Durante três mil anos, a China tem estado na vanguarda da inovação monetária. Foi o primeiro a legalizar o dinheiro de ouro no século X aC e dois milênios depois, foi o primeiro a emitir moeda em papel. Fast forward para 2012 e a China está de volta, ultrapassando a Austrália como o maior produtor de ouro e aumentando as suas reservas de ouro monetário a uma taxa alarmante. Cinco anos atrás, a China ultrapassou os EUA na produção de ouro e cinco anos a partir de agora ele vai possuir mais ouro do que o governo federal dos EUA.
Não julgue isso como apenas mais um exemplo de apetite insaciável da China por recursos naturais. Não é. A China se prepara para um mundo além do dólar de papel inconversível, um mundo em que o renminbi, sustentada por ouro, torna-se a moeda de reserva dominante.
Para que não fique qualquer dúvida, apenas considere o seguinte: O governo chinês recentemente removeu todas as restrições sobre a propriedade pessoal de ouro; legalizado fundos ouro domésticos negociados em bolsa; está comprando 100% da produção nacional mina de ouro; importou mais de 750 toneladas de ouro (27% da produção mundial) nos últimos 12 meses; declarou publicamente a sua intenção de adicionar 1.000 toneladas por ano de suas reservas de ouro do banco central, e está comprando participações em grandes empresas estrangeiras de mineração de ouro. A escala desta iniciativa é extraordinária.
Quando o sistema financeiro norte-americano falir, o que você acha que o resto do mundo vai querer - papel moeda dos EUA que está rapidamente se tornando inútil ou renminbi apoiado por ouro?
A China é muito séria sobre este esforço para manter ouro. Alegadamente, a quantidade de ouro que a China importou em 2012 só é maior do que a quantidade total de ouro que o Banco Central Europeu está oficialmente segurando.
E a China está devorando as operações de mineração de ouro em todo o planeta a um ritmo vertiginoso. Eu discuti isso extensivamente em um artigo anteriorque você pode encontrar aqui .
Ok, então o que acontece se o resto do mundo começa a rejeitar o dólar dos EUA como moeda de reserva e começa a se mover para outras moedas, como o yuan chinês?
A mudança seria potencialmente dramática.
Até agora, tem havido uma crescente demanda por dólares no resto do mundo. Eles precisaram de dólares para comprar petróleo e ao comércio com o outro. [NT: o Brasil, em particular, tem feito esforcos para aumentar suas reservas e manter o dolar sobrevalorizado.]
Essa demanda manteve o valor do dólar dos EUA. Mas se o resto do mundo começar a rejeitar o dólar, seu valor cairia como uma pedra.
Quando o valor do dólar declinarem, as importações se tornarao mais caras.
Assim, o preço do petróleo subira', e você vai pagar mais pela gasolina nos postos.
E já que quase tudo é feito fora do país nos dias de hoje, tudo o que você compra no Wal-Mart se tornara' significativamente mais caro.
A era das importações baratas estaria terminada e nosso padrão de vida teria de sofrer uma adaptação de grande amplitude.
Então, quão ruim as coisas poderiam ser?
Bem, como a sua vida mudaria se você fosse à loja daqui a alguns anos e o custo de tudo for o dobro ou o triplo do que é hoje?
Sim, eu sei que isso soa dramático, mas uma crise de moeda principal juntamente com impressão de dinheiro imprudente pelo Federal Reserve poderia realmente produzir tal resultado.
Então aproveite as importações baratas, enquanto você ainda pode. Os dias do dólar dos EUA sendo a única moeda de reserva primária do mundo estão contados, e quando o dólar morrer, isso provavelmente vai acontecer muito rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário