sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Equador: pesquisas apontam vitória de Correa no primeiro turno 15/02/2013

Do Vermelho

O presidente equatoriano, Rafael Correa, um dos líderes de esquerda mais combativos da América Latina, deve ganhar facilmente a reeleição no domingo (17) graças ao forte investimento do Estado em projetos sociais e obras de infraestrutura no país. Correa tem uma vantagem de até 50 pontos percentuais sobre o mais próximo de seus sete rivais nas pesquisas de opinião.
Os candidatos encerram nesta quinta-feira (14) suas campanhas com comícios em várias cidades. A partir da meia-noite, vigorará em todo o país o silêncio eleitoral, e os candidatos não poderão fazer declarações sobre a eleição em que participarão 11,5 milhões de equatorianos.
Três pesquisas respeitadas mostram Correa, 49 anos, como franco favorito. A empresa de sondagens Perfiles de Opinión recentemente mostrou-o com 62% de apoio. Para evitar um segundo turno, Correa precisa ganhar 50% dos votos, ou 40% com uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado.
O combativo economista conquistou forte apoio usando os ganhos de petróleo distribuir renda no país, garantindo que cerca de 2 milhões de pessoas ampliassem o acesso à saúde e educação.
"Eu noto as mudanças. Eu me beneficiei de iniciativas para ajudar as pequenas empresas. Meus parentes estão recebendo subsídios para os menos favorecidos. Esses são fatos, não palavras", disse Luis Paredes, 38 anos, que dirige uma pequena empresa de reparação de móveis de escritório, em um comício de Correa, em Quito.
Sua reeleição ajudará a fortalecer a Alternativa Bolivadirana para os Povos da Nossa América (Alba), bloco formado pelos líderes esquerdistas na América Latina. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, tem sido o líder indiscutível do grupo anti-EUA, mas ele está lutando contra o câncer e pode não ser capaz de permanecer no poder.

Da Redação do Vermelho, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário