segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Com protestos e cartel, Alckmin teme 2014 05/08/2013

SP247 – Primeiro governador a ser alvo das manifestações populares de junho, Geraldo Alckmin (PSDB) tem motivos para temer o cenário político de 2014. O tucano foi criticado inicialmente pelo preço da tarifa do transporte público, e em seguida pela abordagem violenta da Polícia Militar no Estado. O tucano, que já passou pelos piores momentos relacionados a protestos, está agora no meio um escândalo que envolve a primeira gestão de seu governo – o da formação de um cartel em licitações do Metrô e da CPTM.
Na noite deste domingo, o governador se reuniu com o chamado núcleo político de seu governo, no Palácio dos Bandeirantes, para avaliar o cenário eleitoral do próximo ano. O governo encomendou pesquisas, em diferentes regiões do Estado, para apurar qual foi exatamente o prejuízo tido com as manifestações. O objetivo é quantificar as perdas obtidas contra a figura de Alckmin e como isso pode refletir em 2014.
O Movimento Passe Livre, que deu início aos protestos, programa para o dia 14 uma grande manifestação, agora contra o chamado propinoduto tucano no transporte paulista, ato que está provocando grande temor em Alckmin. A tese dos jovens ativistas é que, se não houvesse desvios nas obras do Metrô, as tarifas do transporte público seriam muito mais baratas em São Paulo. Ontem, um grupo de cerca de 20 manifestantes continuava acampado, desde a madrugada de sábado, na sede do governo, onde mora o governador, pedindo, entre outras reivindicações, uma CPI na Assembleia Legislativa para apurar o esquema.
Reação do governo
Neste final de semana, Alckmin decidiu sair da defensiva para blindar seu governo às vésperas da campanha de sua reeleição. Como fez seu secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, na última sexta-feira, o governador colocou a culpa no Cade, órgão regulador da concorrência de mercado, que, segundo ele, não estaria dando acesso aos documentos sobre o caso e promovendo um "vazamento de informações por baixo do pano". "O vazamento está causando prejuízos às pessoas e enxovalhando até um homem de honra como o Mário Covas", disse.
O problema (para Alckmin) é que a denúncia não vem do Cade, mas da Siemens, empresa que diz fazer parte do esquema e que já revelou que havia conhecimento e até aval de governos tucanos no Estado para a concretização do esquema, além de pagamento de propina a políticos do PSDB. Mesmo que Alckmin consiga provar que não sabia do esquema, portanto, terá que trabalhar duro para retirar seu nome do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário