sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Empresa ousa e conquista mercado dominado por multinacionais 02/08/2013

Empresa de SE cria produto único no mercado de P&G
Por Lilian Milena
Sala Petrobras - Do Brasilianas.org
Empresa sergipana cria produto inovador para o setor de petróleo e gás. Nascida em 1994, a Sigmarhoh do Brasil desenvolveu um elastômero resistente a todo o tipo de solo, facilitando a exploração e produção no setor.
O elastômero é um tipo de material flexível utilizado na perfuração de solos onshore, ou seja, para a exploração de gás e petróleo em terra. Antes da inovação, eram necessários três modelos de elastômero, um para cada fase do processo de perfuração.
O diretor da empresa, Sandro Cesar Tojal Nunes, conta que o desenvolvimento do produto ocorreu após uma análise de mercado. Ele se deu conta que, há pelo menos 50 anos, apenas duas empresas dominavam a venda de elastômeros no Brasil: a americana Halliburton, e a franco-americana Schlumberger.“Decidimos, então, criar um produto para concorrer com essas empresas. Mas como elas têm tradição nesse mercado, nosso material precisaria ser mais eficiente do que o delas”, explicou. Foi assim que nasceu a proposta de criar um elastômero para reduzir o custo nas operações de setor.

Segundo Nunes, o produto da Sigmarhoh apresentou melhor desempenho, com aumento de 20% a 30% da vida útil em comparação com os materiais tradicionalmente fabricados. Em junho de 2011, o caso da Sigmarhoh foi destaque entre as atrações apresentadas durante a conferência de inovação e tecnologia realizada pela Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras).

O elastômero também é uma das 11 soluções de mercado induzidas pelo programa de parceria entre Sebrae e Petrobras Rede PetroGás Sergipe.

Redes Petro
A coordenadora Nacional de Carteira de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae, Eliane Borges, explica que o convênio com a Petrobras foi selado em 2004. O objetivo do programa era inserir de forma competitiva micro e pequenas empresas na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia.

A Petrobras e o Sebrae apoiam 18 redes de empresas do setor de petróleo e gás em 15 estados, articuladas para atender as demandas de empresas-âncoras (clique aqui). A primeira rede a ser trabalhada pelo convênio foi a de Sergipe, que contribuiu com o projeto de vedações especiais da Sigmarhoh. Eliane conta que no primeiro workshop realizado no estado apareceram mais de 100 demandas tecnológicas das grandes empresas que poderiam ser atendidas com a participação de micro e pequenas empresas.

“Fizemos uma triagem e sobraram cerca de 60 tecnologias. Dessas, 11 foram viabilizadas pela Rede PetroGás Sergipe”, ou seja, 11 demandas das grandes empresas foram supridas por tecnologias ou processos inovadores desenvolvidos por micro e pequenas empresas, dentre elas as Sigmarhoh com o seu elastômero.

“A empresa [Sigmarhoh] começou aprimorando elastômeros que já existiam no mercado e no final acabou desenvolvendo um produto que serve para qualquer tipo de lama. Isso não existe no mundo”, completa Eliane.

Nunes conta que conheceu a Rede PetroGás Sergipe em 2005. “Com as ações do Sebrae e Petrobras conseguimos crescer três anos em um”, avalia. Foi através desse convênio, completa, que a Sigmarhoh implantou certificados de qualidade e ampliou seu contato com outras empresas através de feiras nacionais e internacionais.

O elastômero da Sigmarhoh foi desenvolvido em um ano, com a ajuda do especialista em operações de petróleo, Márcio Lindemberg. “Juntos montamos uma mini célula de produção de elastômero e conseguimos o resultado de desempenho melhor que o próprio produto importado. O ponto alto não foi ver que o elastômero era resistente aos três tipos de lama, mas sim o fato de apresentar um desempenho operacional superior aos demais produtos do mercado”, lembrou Nunes.

Fonte: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário