quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Astrônomos descobrem planeta feito de diamantes

Novo planeta é o mais denso já visto e consiste basicamente de carbono

iG São Paulo | 25/08/2011 17:31



Foto: Swinburne University of Technology
No esquema, o pulsar aparece no centro sendo orbitado por um planeta.
Em amarelo, para efeito de comparação, o tamanho do Sol
Astrônomos encontraram um planeta que acreditam que seja composto puramente de diamante. O planeta está girando ao redor de uma estrela na Via Láctea.
O novo planeta é o mais denso já conhecido e consiste basicamente de carbono. Por causa disso, cientistas calculam que o carbono deva estar cristalizado e que grande parte do planeta seja feita de diamantes.
“A alta densidade do planeta nos dá pistas sobre a sua origem”, disse Matthew Bailes da Universidade de Tecnologia Swinburne, na Austrália e que liderou o estudo internacional publicado hoje (25) no periódico científico Science.
A equipe acredita que o “planeta diamante” seja o resto de uma estrela-massiva, a maioria vinda de um pulsar.

Antes de descobrir o planeta a equipe de astrônomos encontrou um pulsar, chamado de PSR J1719-1438. Nele, os astrônomos perceberam que os tempos de chegada das ondas de rádio eram sistematicamente moduladas. Eles concluíram de que isto estaria relacionado com o campo gravitacional de um pequeno planeta companheiro, que orbita o pulsar em um sistema binário.



Pulsar J1719-1438 é um pulsar com rotação muito rápida, conhecido como milisegundo, girando mais de 10 mil vezes por minuto. Surpreendentemente, ele tem uma massa cerca de 1,4 vezes que o Sol em um diâmetro de apenas 20 km. Cerca de 70% dos pulsares milisegundos são acompanhados por outro corpo celeste.
No caso do J1719-1438, astrônomos acreditam que ele seja acompanhado por uma estrela que o transformou em um pulsar milisegundo, mas que transferiu matéria em uma velocidade muito alta. O resultado é um pulsar milisegundos muito rápido com a companhia reduzida, normalmente por anãs brancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário