quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mercado de luxo do Brasil atrai ícones da indústria 10/11/2011

Com expectativa de crescer 33% em faturamento em 2011, o mercado de luxo brasileiro tem atraído a vinda de expoentes da indústria, como a centenária grife Hermès e a inglesa Rolls-Royce.
Reforçando a atração de estrangeiros por esse mercado, que deve movimentar R$ 15,7 bilhões, começa hoje em São Paulo o Hot Luxury, evento promovido pelo IHT (International Herald Tribune) -braço internacional do jornal norte-americano "The New York Times".
O evento, que vai até amanhã, contará com a presença de ícones do luxo, como a estilista venezuelana Carolina Herrera e o fotógrafo peruano Mario Testino.
Para a designer de joias Camila Sarpi, o estilo de vida "cool" brasileiro é uma das razões do ganho de importância do país na área.
"Não devemos nada aos grandes produtores de moda de luxo, como a França e a Itália, em termos de design", afirma ela.
O presidente da H. Stern, Roberto Stern, diz que outro fator importante seria a disposição dos consumidores em pagar por produtos de qualidade.
"Somos diferentes dos asiáticos que, embora tenham um mercado muito superior ao nosso em faturamento, estão mais ligados a comprar a marca e ligam pouco para a qualidade do design e das matérias-primas", diz Stern.

Divulgação
Loja da grife Hermès no shopping Cidade Jardim, em São Paulo
Loja da grife Hermès no shopping Cidade Jardim, em São Paulo
Ele também vai falar no evento e disse que contará como sua empresa conseguiu se manter nessa área.
"O mercado de luxo brasileiro não é tão grande quanto os estrangeiros imaginam. A verdade é que esse consumo está muito restrito a São Paulo e ao Rio de Janeiro", afirma ele, que comanda operação com 70 lojas espalhadas pelo país.
Em 2012, a expectativa é que o Brasil continue com crescimento superior a 30% no mercado de luxo, diz Guilherme Kosmann, gestor institucional da MCF Consultoria, que, com a GfK, realiza todo ano um raio-X do setor.
"Comparado com outros centros emergentes do chamado Bric, o Brasil parece uma colmeia de comércio glamouroso", escreveu a responsável pelo Hot Luxury, a editora de moda do IHT, Suzy Menkes, em artigo publicado ontem no site do "NYT".
Menkes descrevia, no texto, sua visita à rua Oscar Freire, nos Jardins (São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário