sábado, 5 de maio de 2012

Concorrente da Embraer pede concordata nos EUA 05/05/2012

Publicidade
VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO
A fabricante de aviões Hawker Beechcraft, concorrente da Embraer em contrato de US$ 355 milhões com a Força Aérea dos EUA, pediu concordata em Nova York.
A proteção --que nos EUA é conhecida como "Capítulo 11"-- permite que a empresa continue operando enquanto reestrutura a operação. A Hawker Beechcraft tem dívida de US$ 2,5 bilhões.
Segundo a companhia, a concordata permitirá que a empresa saia da reestruturação fortalecida. O objetivo é transferir a propriedade da empresa para seus credores.
A concordata ocorre no mesmo momento em que a Força Aérea dos EUA redefine as regras do contrato para comprar 20 aviões turboélices destinados à missão no Afeganistão. A concorrência foi vencida pela Embraer, mas cancelada em fevereiro em resposta à ação impetrada pela Hawker Beechcraft na corte federal dos EUA.
A Força Aérea americana divulgou nesta sexta-feira emenda ao contrato inicial. O documento prevê que a fabricante americana e a Embraer (junto com a Sierra Nevada, parceira da empresa brasileira) deverão entregar nova proposta até o dia 4 de junho.
Uma das alterações em relação ao edital anterior se refere aos testes de voos apresentados pelas duas empresas. O órgão americano "removeu a exigência de avaliação das demonstrações de desempenho dos sistemas".
A empresa brasileira ainda está avaliando as mudanças.
Nos testes feitos durante a primeira concorrência, o Supertucano da Embraer teve desempenho superior.
O anúncio do novo vencedor do contrato só será feito no início de 2013. A Força Aérea diz que estima a entrega dos primeiros aviões ao Afeganistão no terceiro trimestre de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário