quinta-feira, 3 de maio de 2012

Franceses temem que país se torne próxima Grécia ou Espanha 03/05/2012

Em uma pesquisa, 49% dos entrevistados disseram achar provável que isso aconteça


Andréia Lago, de O Estado de S. Paulo
PARIS - Os franceses estão cada vez mais preocupados que a França possa estar entrando numa crise econômica em escala igual ou semelhante às da Grécia ou Espanha, informa pesquisa realizada pela Ifop e publicada hoje, faltando três dias para o segundo turno das eleições presidenciais na França.

Segundo o levantamento, que ouviu 939 franceses entre os dias 28 de abril e 1º de maio, 49% dos entrevistados acreditam que a França provavelmente terminará na mesma situação econômica que a Grécia ou a Espanha nos próximos meses ou anos. Outros 13% acreditam que isso certamente acontecerá. Em pesquisa realizada pela Ifop em fevereiro, 17% dos franceses achavam que seu país provavelmente teria uma trajetória econômica igual ou semelhante à da Grécia ou Espanha, e 32% tinham certeza de que isso ocorreria.
"Em fevereiro, tivemos uma diminuição das preocupações, ao mesmo tempo em que houve uma calmaria nos mercados", explicou Jerome Fourquet, diretor do departamento de pesquisa da Ifop, em comunicado. "Com a piora da situação na Espanha, temos um grande e súbito salto nos temores", acrescentou.
A Espanha entrou em recessão no fim de março deste ano, e atualmente quase um em cada quatro espanhóis está desempregado, segundo dados recentes de desemprego no país. A Grécia está atualmente no seu quinto ano de recessão, com a taxa de desemprego atualmente acima de 20%. Em março deste ano, o país teve de reestruturar sua dívida com bancos privados, implicando em um desconto de 73% sobre o valor devido aos credores privados.

As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário