terça-feira, 15 de maio de 2012

Grécia admite fracasso em formar coalizão e prepara novas eleições para junho 15/05/2012



Um porta-voz do presidente grego Karolos Papoulias anunciou nesta terça-feira (15) que o país terá novas eleições, após o fracasso da última tentativa de formar um governo de coalizão no país. A data para as eleições não está definida, mas o mais provável é que a votação ocorra na metade de junho. Um governo interino será formado nesta quarta-feira (16).
Pela manhã, Papoulias havia convocado reunião com todos os partidos do Parlamento eleito no último dia 6, com exceção dos neonazistas do Aurora Dourada. O encontro foi uma tentativa derradeira de formar uma coalizão em torno da aplicação do acordo de austeridade feito com a União Europeia e o FMI, de forma a evitar a convocação de novas eleições. Como a maioria dos partidos com representantes eleitos em 6 de maio é contrária ao pacote, o país entrou em uma espécie de limbo político, já que as principais bancadas se mostram incapazes de formar um governo.
Na sexta-feira (11), o líder do partido socialista Pasok, Evangelos Venizelos, tornou-se o terceiro político a fracassar na tentativa de formar um governo de coalizão. No sábado (12), Venizelos encontrou-se com Papoulias e devolveu ao presidente o mandato.
Segundo pesquisas de intenção de voto, o partido de esquerda Syriza, que rejeita a adoção das medidas de austeridade, deve sair vitorioso em uma nova eleição. Com o bônus de 50 assentos no Parlamento a favor do Syriza, a possibilidade de adoção do pacote na Grécia torna-se bastante remota, reforçando a tendência de saída do país da zona do euro.
Com informações de EFE e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário