quinta-feira, 14 de junho de 2012

Suicídios de soldados americanos superam mortes durante combate 14/06/2012

Segundo Pentágono, 154 militares se suicidaram no último ano, enquanto 124 morreram na Guerra do Afeganistão
The New York Times

A taxa de suicídio entre agentes militares em serviço ativo disparou este ano, superando o número de soldados que morrem no campo de batalha e determinando um ritmo que pode bater o recorde anual registrado desde o início das guerras no Iraque e no Afeganistão há mais de uma década, informou o Pentágono.
O número de suicídios aumentou mesmo apesar de os militares americanos terem retirado suas tropas do Iraque e intensificado os esforços para fornecer assistência de saúde para problemas psicológicos, que visa limitar o uso de drogas e álcool, além de providenciar aconselhamento financeiro.



NYT
Soldado americano espera para deixar missão no Iraque (06/11/2011)
Os militares americanos afirmaram na sexta-feira que houve pelo menos 154 suicídios entre soldados na ativa até 7 de junho. O número representa 18% de aumento em relação ao mesmo período em 2011, que registrou 130 suicídios entre militares na ativa. Foram 123 suicídios entre janeiro e junho de 2010 e 133 durante o mesmo período em 2009, informou o Pentágono.
Por outro lado, foram registradas 124 mortes de militares americanos no Afeganistão até o dia 1º de junho deste ano, segundo o Pentágono.
Os índices de suicídio entre militares subiram acentuadamente desde 2005, à medida que as guerras no Iraque e no Afeganistão se intensificaram. Recentemente, o Pentágono criou o Gabinete de Prevenção do Suicídio.
Na sexta-feira, a porta-voz do Departamento de Defesa Cynthia Smith afirmou que o Pentágono tenta lembrar os comandantes que aqueles que procuram aconselhamento não devem ser estigmatizados.
“Esta é uma questão preocupante e estamos empenhados em conseguir a ajuda que nossos membros necessitam”, disse ela. “Quero enfatizar que a obtenção de ajuda não é um sinal de fraqueza, é um sinal de força.”
Em uma carta a comandantes militares no mês passado, o secretário de Defesa Leon E. Panetta disse que “a prevenção do suicídio é uma responsabilidade da liderança”, e acrescentou: “Comandantes e supervisores não podem tolerar qualquer ação que deprecie, humilhe ou ostracize qualquer indivíduo, especialmente aqueles que estão se comportando de maneira responsável ao procurar a ajuda profissional de que necessitam”.
Mas grupos de veteranos disseram que o Pentágono não tem feito o suficiente para moderar o imenso stress vivido pelos soldados em combate, incluindo as várias implantações.
“Está claro para os militares que as coisas não estão sendo tratadas de maneira compreensiva”, disse Bruce Parry, presidente da Coalizão de Organizações de Veteranos, um grupo com sede em Illinois. “Eles precisam entender de forma mais profunda o trauma que os soldados estão enfrentando.”
Por Timothy Williams

Nenhum comentário:

Postar um comentário