Inovação Tecnológica - 07/08/2012
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]
Câmeras marcianas
É para turista nenhum botar defeito: são nada menos do que 17 câmeras de curiosidade.
Este gráfico mostra as localizações das câmeras do robô Curiosity, da NASA, que chegou a Marte nesta segunda-feira.
O mastro do robô possui sete câmeras: o Micro Imageador Remoto, parte do conjunto chamado "Química e Câmera"; quatro câmeras de navegação em preto-e-branco (duas à esquerda e duas à direita) e duas câmeras coloridas principais no mastro, as chamadas Mastcams, que deverão fazer as melhores fotos.
A Mastcam esquerda tem uma lente de 34 milímetros, e a Mastcam direita tem uma lente de 100 milímetros.
Há nove câmaras fixas montadas no robô marciano: dois pares de câmeras preto-e-branco de navegação, para evitar choques com qualquer coisa marciana (Hazard Avoidance Cameras), outro par montado na parte traseira do robô (indicadas pelas setas tracejadas) e a MARDI (Mars Descent Imager), também colorida.
Há ainda uma câmara na extremidade do braço robótico, que ainda está retraída, não podendo ser vista neste gráfico. Ela se chama MAHLI (Mars Hand Lens Imager).
Levantando o mastro
As primeiras imagens liberadas pela NASA foram feitas pelas câmeras de navegação, que fazem fotos de um megapixel e, como são fixas, não conseguem evitar a escuridão ou a saturação provocada pela luz do Sol.
Os engenheiros já estão trabalhando na liberação do mastro principal do Curiosity, um processo que poderá levar vários dias.
Só então será possível ter uma ideia melhor das imediações do local de pouso do robô.
As imagens de Marte feitas pelo Curiosity - no formato conhecido como raw, ainda sem qualquer processamento - estão sendo disponibilizadas pela NASA no endereço http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/raw/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário