segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PT larga na frente nas cidades com mais de 200 mil habitantes 08/10/2012


Partido fez seis prefeitos e terá 16 candidatos nos 35 municípios em que decisão ficou para segundo turno
O Globo

O PT largou na frente na disputa nos 59 municípios do país com mais de 200 mil eleitores e que têm eleição em dois turnos — além das 24 capitais. Em 24 dessas cidades, a eleição se definiu em primeiro turno e o PT venceu em seis, seguido de perto por PSDB, que obteve quatro vitórias. O PT também é o partido que disputará o maior número de pleitos de segundo turno neste universo: 16 ao todo, contra 14 do PMDB. O PSDB concorrerá novamente em outras sete cidades.
O PSB obteve três vitórias em primeiro turno, seguido de DEM, PDT, PMDB, todos com dois candidatos já eleitos neste domingo. Elegeram um candidato no primeiro turno PCdoB, PR, PSD, PP e PTN.
Entre os reeleitos, alguns políticos são figuras conhecidas da política nacional, como Rosinha Garotinho (PR), ex-governadora do Rio de Janeiro, novamente eleita para administrar Campos dos Goytacazes (RJ), embora sua candidatura esteja pendente de decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Também continuam no cargo o ex-senador Maguito Vilela (PMDB), que reelegeu-se em Aparecida de Goiânia (GO); e o ex-ministro do Trabalho e também da Previdência Luiz Marinho (PT), em São Bernardo do Campo (SP).
O PCdoB reelegeu Renildo Calheiros, irmão do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), em Olinda (PE). O deputado federal Gilmar Machado (PT), ex-relator da Comissão de Orçamento no Congresso Nacional, elegeu-se em Uberlândia (MG).
Ex-presidente do Ipea nos governos de Lula e Dilma Rousseff, o economista Márcio Pochmann, que começou a campanha eleitoral com quase traço nas pesquisas, conseguiu chegar ao segundo turno em Campinas, e a disputa será contra o deputado federal Jonas Donizette (PSB). Em Osasco (SP), Jorge Lapas, do PT foi eleito no primeiro turno. Lapas substituiu o deputado João Paulo Cunha (PT), de quem era vice na chapa, condenado no julgamento do mensalão no STF, que, por este motivo, renunciou à candidatura.
Em São Paulo, há 24 cidades da região metropolitana e do interior com mais de 200 mil eleitores e, até a noite de ontem, em dez municípios a eleição foi definida neste primeiro turno. Em outras dez, ao menos, está confirmada a realização de segundo turno. Em quatro disputas persistia a indefinição até a noite de ontem. Nessas, três envolvem PT contra PSDB.
No Rio, definição só em duas cidades
Estavam com mais chances de terminarem vencedores neste domingo o candidato Carlinhos Almeida (PT), em São José dos Campos, que alcançava 51,1% dos votos, com 89,7% da apuração completa; e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), em Santos, que estava com 58,2% com 70,8% dos votos apurados. Deve ocorrer um segundo turno em Guarulhos, entre Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB).
No Rio, das nove cidades, exceto a capital, onde podem ocorrer segundo turno, apenas duas se definiram ontem. Outras sete ficaram para o embate do próximo dia 28. Além de Rosinha, em Campos, Sandro Matos (PDT) reelegeu-se, em São João de Meriti. Vão ter segundo turno Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo e Volta Redonda.
Nas 31 cidades, do total de 59, onde está certo que haverá segundo turno, a disputa será entre 15 partidos diferentes. Além do PT, PMDB e PSDB, estão envolvidos no embate PSD e PDT (em 4 cidades cada), PR (3), PSB (3), PP (3), PCdoB (3), PPS (2), e em um município: DEM, PRB, PRTB, PV e PTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário