quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sanções da UE têm como alvo companhias de petróleo e gás do Irã 18/10/2012






Governos da União Europeia impuseram sanções contra companhias estatais iranianas da indústria de petróleo e gás e reforçaram as restrições sobre o banco central, colocando pressão financeira sobre o programa nuclear de Teerã.
Entre as mais de 30 empresas e instituições listadas no jornal oficial da UE como alvos de congelamento de ativos na Europa está a Companhia Nacional Iraniana de Petróleo (NIOC, na sigla em inglês), uma das maiores exportadoras de petróleo do mundo, e a Companhia Petroleira Nacional Iraniana.
Ambas são elementos vitais da indústria de petróleo do país, principal fonte de receita do governo, que está sendo alvo de sanções do Ocidente.
A importância delas aumentou nos últimos meses, com os governos na Europa e nos Estados Unidos buscando limitar o acesso de Teerã ao dinheiro, forçando companhias ocidentais a interromperem o comércio com o Irã e levando Teerã a depender mais de empresas domésticas.
Justificando a decisão, os governos da UE disseram que ambas as empresas, NIOC e NITC, providenciam suporte financeiro ao governo.
O Irã disse que as sanções não vão funcionar.
"Nós recomendamos que, ao invés de tomar a abordagem errada e ser teimoso e usar pressão… com uma abordagem lógica eles possam voltar às discussões", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, em coletiva de imprensa.
Os Estados Unidos já impuseram restrições à NIOC no mês passado e colocaram a companhia petroleira na lista negra.
Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário