Fernando Nakagawa, enviado especial da Agência Estado
PARIS - A presidente Dilma Rousseff disse nesta manhã que
o Brasil deve investir mais em ferrovias e em portos. "Não só por
serviços que prestarão, mas pela taxa de investimento para obter
crescimento", ressaltou. Segundo ela, amanhã o País dará um passo
decisivo, com a primeira etapa de licitação do Trem de Alta Velocidade
(TAV). "Ao longo de 2013, teremos todas as licitações de transportes
realizadas", afirmou.A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já confirmou que deve divulgar nesta quarta-feira o edital do Trem de Alta Velocidade, que recebeu na semana passada a aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Durante o seminário "Desafios e Oportunidades de uma Parceria Estratégica", na sede do Movimento de Empresas da França (Medef), Dilma destacou ainda que, na área de petróleo, o Brasil fará duas licitações, uma em março e uma em novembro. "Também estamos reduzindo o custo da energia elétrica", acrescentou, reforçando a intenção de elevar o desenvolvimento econômico do País.
Segundo Dilma, o Brasil precisa de engenheiros, cientistas, físicos, matemáticos e químicos, para colaborar com o processo. Ela lembrou parcerias com a indústria nesse sentido, abrindo 101 mil vagas em parceria, 75 mil bancadas por governo e 26 mil pelos empresários industriais. "O Pronatec em parceria com a indústria quer gerar oito milhões de vagas até 2014".
Aeroportos
A presidente disse também que nas novas licitações de aeroportos que serão feitas no País, as exigências de capacitação dos investidores serão maiores. Ela acrescentou que a modelagem da privatização dos aeroportos deve considerar investimentos privados de 51% e públicos de 49%.
Além a construção dos grandes aeroportos, o objetivo do governo, segundo a presidente Dilma, é construir "uns 800 regionais". "Os números são grandes", disse, acrescentando que o Brasil precisa de médias empresas regionais de aviação. De acordo com Dilma, o projeto do governo é que cada cidade com 100 mil habitantes e cada município turístico tenha seu próprio aeroporto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário