quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Guerra no Mali custou 70 milhões de euros a França 07/02/2013

DefesaNet

 
 
A intervenção militar francesa no Mali, que começou em 11 de janeiro, já custou ao país 70 milhões de euros (US$ 95 milhões), informa o jornal Le Parisien/Aujourd'hui-en-France.
"Jean-Yves Le Drian, ministro da Defesa, informou ontem o aspecto financeiro da operação Serval em uma audiência parlamentar fechada à imprensa. Segundo nossas informações, calculou em 70 milhões de euros a quantia desembolsada pela França para financiar esta operação", afirma o jornal francês.
"O que mais custa é o transporte de tropas e material: 50 milhões de euros foram gastos para transportar os 4.000 soldados e seus equipamentos para a África".
"Transportamos 10.000 toneladas de material em 15 dias. Tanto como em um ano na retirada do Afeganistão", afirmou o ministro Le Drian, segundo o jornal.
Outro gasto é o salário dos soldados, que em operação dobram ou triplicam os soldos.
Segundo o jornal, a França gasta por dia 2,7 milhões de euros. Uma conta consideravelmente maior que na Líbia (1,6 milhão de euros diários) ou Afeganistão (1,4 milhão).
O ministro da Defesa afirmou ao jornal que "o cálculo não é pertinente" porque "não se podem comparar conflitos de duração e natureza diferentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário