domingo, 10 de março de 2013

Espanha e Grécia: protestos já se inspiram no 2 de Março 10/03/2013

Espanha e Grécia: protestos já se inspiram no 2 de Março

"Contra o desemprego: seis milhões de razões" foi o lema das manifestações deste domingo em 60 cidades espanholas, promovidas por organizações sindicais e cidadãs que integram a "Cimeira Social". Na Grécia, convoca-se nas redes sociais uma concentração na Praça Syntagma inspirada no 2 de Março português.
Cartaz da manifestação em Atenas: "Pobreza, desemprego, suicícios… Chega! Portugal mostra o caminho!"
A manifestação contra o desemprego e "por uma democracia social e participativa" foi convocada por dezenas de organizações em Espanha  e arrancou no sábado em Bilbau, com milhares de pessoas nas ruas. Este domingo foi a vez das restantes localidades, onde se ouviu bem alto o protesto contra a corrupção e os cortes na saúde e na educação que, para os organizadores da manifestação, "ameaçam seriamente a convivência democrática".
"Nem dívida nem cortes. Queremos eleições" era um dos slogans mais lidos nas pancartas do cortejo em Madrid, onde participaram os líderes das Comisiones Obreras e da UGT e muitos reformados e funcionários públicos. "A cidadania sabe que os funcionários da administração pública não são uma cambada de preguiçosos, como lhes chamam alguns meios de comunicação e setores privados com interesses no desmantelamento dos serviços públicos", afirmou um dos manifestantes ao Publico.es.
A Cimeira Social junta sindicatos, associações ecologistas, feministas, de consumidores e de vários setores sociais. Esta rede afirma "o fracasso das políticas de austeridade dogmática" dos últimos anos, que já levou ao número de seis milhões de desempregados em Espanha. E sublinha o apoio à iniciativa legislativa popular pela dação em pagamento, avisand o Governo para que "não tente enganar" as pessoas na tramitação parlamentar da iniciativa que está em debate no Congresso dos Deputados e propõe a paralisação dos despejos, com a entrega da casa a saldar a dívida ao banco.
Grécia: "Portugal mostra o caminho"
Uma convocatória nas redes sociais está a marcar para este domingo uma concentração contra a austeridade em frente ao parlamento grego, na Praça Syntagma. Mas desta vez, a inspiração do protesto é o 2 de Março português. 
"Pobreza, desemprego, suicícios… Chega! Portugal mostra o caminho!" é o slogan desta manifestação anti-austeridade referida também no blogue Keep Talking Greece. No cartaz de apelo à manifestação, a foto é do Terreiro do Paço no passado sábado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário