sexta-feira, 17 de maio de 2013

Muito estranho: EUA declara “terrorista global” líder de grupo atuante na guerra síria 17/05/2013

EUA declara “terrorista global” líder de grupo atuante na guerra síria



Os Estados Unidos classificaram Abu Mohammed al Jawlani, líder da Frente al-Nusra, um grupo filiado à Al Qaeda que opera na Síria contra as forças governamentais, como "terrorista global especialmente designado", informou nesta quinta-feira o Departamento de Estado em comunicado. Jawlani, que está à frente deste grupo terrorista, verá bloqueados todos seus bens sujeitos à jurisdição americana e não poderá fazer nenhum tipo de transação vinculada aos Estados Unidos.

A Frente al-Nusra reivindicou vários atentados perpetrados na Síria e participou de muitos dos ataques rebeldes contra posições militares do regime sírio. Jawlani foi designado especificamente pela Al Qaeda no Iraque (AQI) para derrubar o regime sírio e impor no país a lei islâmica. "Sob a liderança de Jawlani, a Frente al-Nusra realizou vários ataques suicidas por toda a Síria. Estes ataques aconteceram principalmente em Damasco, mas o grupo se centrou também em outras áreas do país", aponta o comunicado do Departamento de Estado.



Em um áudio divulgado em sites islamitas, Jawlani afirmou no último dia 10 de abril que seu grupo está ligado ao líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri. Um dia mais tarde, o regime sírio pediu ao Conselho de Segurança da ONU que incluísse este grupo extremista em sua lista de organizações vinculadas com a rede terrorista Al Qaeda. Também no mês de abril, Zawahiri assegurou em outro áudio que a Síria "está a ponto de conseguir sua libertação dos inimigos do Islã e estabelecer um estado islâmico".

Os Estados Unidos já incluíram em dezembro do ano passado a Frente al-Nusra em sua lista de organizações terroristas, por considerar que tinha vínculos com o braço iraquiano da Al Qaeda.
EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário