sexta-feira, 31 de maio de 2013

NASA encontra novas provas para existência de água em Marte 31/05/2013


Fotos do terreno de Marte demonstram rochas com inclinação e formato que indicariam vestígios de antigos cursos de água | Foto: Divulgação/NASA
O robô Curiosity, da agência espacial norte-americana, a NASA, descobriu mais indícios da existência de água em Marte. O Curiosity chegou na superfície de Marte em agosto de 2012 e, desde então tem feito diversas fotografias de várias áreas do planeta. Também foram examinadas 515 pedras. Os analistas da NASA verificaram que algumas tinham a superfície redonda e lisa como se viessem de leitos de rios. O estudo completo está publicado na revista Science.
O diretor do grupo de investigação sobre Marte no Instituto Niels Bohr, Morten Bo Madsen, disse que as descobertas oferecem mais pistas sobre o passado do planeta. Se atualmente o planeta é árido, os cientistas encontraram provas de que a água fluiu na sua superfície há milhões de anos. Os robôs Spirit e Opportunity, ambos da Nasa, já haviam encontrado sinais da existência passada de água em Marte.
Em março, a agência espacial informou que a análise de uma amostra de rocha recolhida pelo Curiosity revelou que Marte teve condições para abrigar vida em forma de micróbios. Os cientistas identificaram enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono, que são alguns dos elementos essenciais para a vida.
Com informações da NASA e da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário