segunda-feira, 27 de maio de 2013

Jihadistas são condenados na Jordânia por tentar entrar na Síria 27/05/2013



Nove extremistas muçulmanos jordanianos foram condenados a trabalhos forçados por tentarem ir para a Síria para combater ao lado dos rebeldes, indicou uma autoridade do tribunal militar que emitiu a sentença.

"Hoje, o Tribunal de Segurança do Estado condenou nove salafistas jihadistas. Inicialmente condenados a cinco anos de trabalhos forçados, o tribunal reduziu a pena de seis deles para dois anos e meio", segundo o funcionário. "Os outros três não receberam redução de pena, porque ainda estão foragidos", acrescentou.

Os salafistas defendem uma interpretação muito rigorosa do islamismo sunita. Os réus que se apresentaram à justiça foram presos em fevereiro, disse a fonte.

"O tribunal considerou-os culpados de tentar se infiltrar na Síria para realizar atos da jihad, que colocariam a Jordânia em risco de receber ataques ou atos de vingança", acrescentou.

De acordo com o líder jihadista jordaniano Mohammad Shalabi, mais conhecido pelo nome de Abu Sayyaf, "há mais de 500 jordanianos jihadistas na Síria neste momento" e "cinquenta destes jihadistas foram mortos na Síria".

A Jordânia, que diz acolher mais de 500 mil refugiados sírios, prendeu dezenas de jihadistas que estavam tentando se infiltrar na Síria. Amã nega as alegações do governo sírio, que acusa o reino de abrir suas fronteiras aos combatentes jihadistas.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário