quarta-feira, 22 de maio de 2013

Comitê do Senado dos EUA aprova medida que pede para Obama armar rebeldes sírios 22/05/2013


Cresce pressão para que governo se envolva cada vez mais no conflito; até o momento, eles só fornecem equipamentos não-letais


 
O Comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (22/05) por grande maioria uma medida que pede ao governo do presidente Barack Obama que forneça armas aos grupos de oposição na Síria.
 
A medida, introduzida pelo presidente desse comitê, o senador democrata Robert Menéndez, foi aprovada com consenso bipartidário com 15 votos a favor e três contra.
 
O senador republicano John McCain, muito crítico à atuação de Obama perante o conflito na Síria, indicou que a iniciativa aprovada "envia um sinal" ao governo que tem que envolver-se mais para pôr fim à crise nesse país.
O projeto de Menéndez contempla autorizar o governo de Obama a proporcionar armas pequenas e capacitação aos grupos rebeldes sírios que têm "valores e interesses compartilhados com os EUA". A medida deve passar agora para ser votada no plenário do Senado.

O governo de Obama está proporcionando assistência não letal aos rebeldes sírios, mas não armas pelo temor de que caiam nas mãos de grupos terroristas envolvidos no conflito.

No ano passado, Obama rejeitou uma proposta para armar grupos de oposição moderados que contava com o apoio de sua então secretária de Estado, Hillary Clinton, e do então diretor da CIA (agência de inteligência americana), David Petraeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário