quarta-feira, 22 de maio de 2013

Conselho iraniano aprova 8 das 686 candidaturas à Presidência 22/05/2013


No pleito de 14 de junho, haverá três candidatos considerados independentes e cinco conservadores

O Conselho de Guardiães da Revolução, que supervisiona a vida política do Irã, admitiu apenas oito candidatos para as eleições presidenciais do próximo dia 14 de junho, informou nesta terça-feira (21/05) a agência oficial iraniana Irna.

O secretário do Escritório Eleitoral do Ministério do Interior, Seyed Solai Mortazavi, disse oficialmente à agência que só oito dos 686 aspirantes inscritos foram aprovados pelo Conselho, entre eles cinco conservadores, próximos ao líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, e três que se apresentam como independentes.

Os dois principais opositores à linha que segue o líder supremo, o ex-presidente reformista moderado Akbar Hashemi Rafsanjani e o nacionalista conservador e liberal em questões sociais, Esfandiar Rahim Mashaei, foram desqualificados.

Entre os conservadores admitidos destaca-se Saeed Jalili, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e principal negociador internacional do país em matéria nuclear.

Também estarão na disputa os conservadores Mohamad Bagher Qalibaf, prefeito de Teerã; Gholam Ali Haddad Adel, parlamentar e ex-presidente do Parlamento; Ali Akbar Velayati, assessor do líder supremo e ex-ministro das Relações Exteriores; e Mohsen Rezaei, ex-comandante do Corpo de Guardiães da Revolução e atual secretário do Conselho do Discernimento.

Os outros três candidatos se apresentam como independentes, embora Hassan Rohani e Mohamad Reza Aref sejam considerados reformistas moderados e Mohamad Qarazi, que desempenhou cargos públicos com distintas administrações, não tenha nenhuma adscrição.

Com essas oito candidaturas, as eleições presidenciais de junho serão as mais restritas da história da República Islâmica do Irã desde sua implantação em 1979, com apenas um setor do regime com força para ganhar o pleito e todos os demais relegados ou proscritos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário