sábado, 22 de março de 2014

Comemoração dos 92 anos do PCdoB acontece nesta segunda em BH 22/03/2014

Belo Horizonte será palco na próxima segunda-feira (24) da celebração nacional dos 92 anos do PCdoB. Além da presença de lideranças comunistas nacionais, a atividade reunirá representantes de partidos aliado ao PCdoB no estado de Minas Gerais. Após a solenidade na Assembleia Legislativa será realizado um jantar de adesão aos 92 anos do Partido no restaurante Adega do Sul.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas



Em entrevista ao Portal Vermelho-Minas, presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, desde as comemorações dos 90 anos do Partido, em 2012, no Rio de Janeiro, a direção nacional decidiu descentralizar os atos nacionais. Em 2013, a celebração dos 91 anos aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo. “Achamos que agora é a hora de Belo Horizonte exatamente por ser uma cidade que tem um papel importante em toda a trajetória do Partido”, explicou Renato.

Além do dirigente nacional, também estão confirmadas as presenças da deputada federal, Jandira Feghali (PCdoB-RJ); da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo; do presidente da UJS, André Tokarski e da presidenta da UNE, Virgínia Barros.

Segundo o presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro, a realização da atividade na capital mineira demonstra a importância que Partido terá nas eleições de 2014, no sentido de reunir todas as suas forças e todo campo aliado à presidenta Dilma Rousseff para garantir uma grande votação para ela em Minas Gerais.

“Demonstra ainda a grande possibilidade que esse mesmo campo de sustentação do governo federal tem para vencer a disputa ao governo de Minas. Além disso, o projeto político-eleitoral do PCdoB no estado é muito ousado e que já se demonstrou vitorioso em 2012 quando ampliou o número de cidades administradas por prefeitos do Partido, especialmente o caso de Contagem. A meta dos comunistas mineiros para 2014 é dobrar as nossas bancadas estaduais e federais, elegendo quatro representantes para a Assembleia e dois para a Câmara Federal”.

Também já estão confirmadas as presenças do prefeito Belo Horizonte, Marcio Lacerda; do deputado federal e presidente do PT-MG, Odair Cunha; do ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; do ex-ministro da Agricultura e atual presidente do PMDB-MG, o deputado federal Antônio Andrade e do deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG).

Em mais de nove décadas de existência o PCdoB sempre defendeu as suas causas e a identidade comunista. Deixou sua marca de luta, tenacidade e fidelidade ao povo, à democracia e ao socialismo, em todos os episódios da história republicana desde sua fundação, em 1922. Enfrentou ditaduras (a do Estado Novo, entre 1937 e 1945) e a dos militares (de 1964 a 1895) e pagou um pesado preço de sangue pela ousadia de defender os trabalhadores, a democracia, a soberania da nação e o socialismo.

O Partido foi um dos artífices da Frente Brasil Popular, em 1989, que lançou pela primeira vez o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao poder central do Brasil. Esteve ao lado de Lula nas campanhas de 1994, 1998, e 2002 — quando a povo brasileiro elegeu pela primeira vez um operário presidente da República. Manteve-se firme na defesa do projeto democrático popular na reeleição de Lula, em 2006, e na eleição da presidenta Dilma Rousseff, em 2010.

Hoje, com quase 400 mil filiados e forte presença no movimento social, significativa presença institucional em todos os níveis (federal, estadual e municipal), o PCdoB se prepara para novas conquistas e avanços. O papel e as responsabilidades políticas do PCdoB aumentaram, numa conjuntura em que os comunistas são impulsionadores da luta pelas mudanças sociais profundas que o país exige.

Informações

Evento: Comemoração nacional dos 92 anos do PCdoB
Local: Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Horário: 20 horas
Endereço: Rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho

Evento: Jantar de adesão aos 92 anos do PCdoB
Local: Restaurante Adega do Sul
Horário: 21h30
Endereço: Av. Contorno, 8835, Gutierrez

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=238344&id_secao=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário