terça-feira, 18 de março de 2014

Estados Unidos e União Europeia aplicam sanções à Rússia depois de referendo na Crimeia 18/03/2014



Moscou, por sua vez, defendeu a criação de um grupo de apoio para que ucranianos reconheçam direito do território autônomo

Após o referendo deste domingo (16/03) que decidiu pela incorporação da Crimeia à Rússia, Estados Unidos e UE (União Europeia) anunciaram nesta segunda-feira (17/03) sanções contra Moscou – como haviam alertado que fariam antes da votação.

As punições são compostas por congelamento de bens e restrição de visto a pessoas consideradas responsáveis pela instabilidade na região. Analistas afirmam que as sanções norte-americanas contra os russos são as mais severas desde o final da Guerra Fria.

Em Bruxelas, os 28 membros da UE aplicaram sanções contra 13 russos e oito ucranianos, em uma lista que pode aumentar na reunião de cúpula do bloco nos próximos dias 20 e 21 de março.

Agência Efe

Obama voltou a classificar hoje o referendo na Crimeia como violação do direito internacional

Por sua vez, o presidente dos EUA, Barack Obama, emitiu uma ordem executiva contra sete funcionários do governo russo e quatro ucranianos – entre eles, o presidente deposto do país, Viktor Yanukovitch.

Na lista de autoridades russas punidas, estão Vladislav Surkov e Sergei Glaziev, assessores do presidente Vladimir Putin, a presidente do Conselho da Federação (Senado), Valentina Matvienko, e o vice-primeiro-ministro Dmitry Rogozin.

Segundo Obama, o referendo foi “uma clara violação” da Constituição da Ucrânia e do direito internacional e “não será reconhecido pela comunidade internacional”. "Vamos continuar deixando claro à Rússia que mais provocações não conseguirão nada, exceto isolar ainda mais" Moscou, ressaltou o líder norte-americano.

Enquanto isso, a Rússia propôs aos Estados Unidos e à UE criar um "grupo de apoio" que, segundo Moscou, deve ajudar os ucranianos a reconhecer "os direitos da Crimeia de autodeterminação conforme os resultados" do referendo.


http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/34406/estados+unidos+e+uniao+europeia+aplicam+sancoes+a+russia+depois+de+referendo+na+crimeia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário