A velocidade hipersônica é um escoamento de um fluido com velocidade muito acima da velocidade do som, mais precisamente quando há camada limite fina, gradiente de entropia elevado, interação viscosa, escoamento em alta temperatura e dissociação e ionização de gás, Coisa que não acontece em velocidades supersônicas.
No Brasil apenas o IEAV(instituto de estudos avançados), localizado em São José dos Campos, tem túneis Hipersônicos chamados de T1, T2 e maior deles o T3. Este instituto foi criado em 1982 e está subordinado ao DCTA. As atividades de pesquisa desenvolvidas são: Aerotermodinâmica e hipersônica, fotônica, energia nuclear, física aplicada, sensoriamento remoto e sistemas de apoio à decisão.
No laboratório Professor Henry Nagamatsu do IEAv, o túnel T3 é um dispositivo com capacidade de produzir escoamentos de até 25 vezes a velocidade do som ( Mach=25) e foi projetado inteiramento pela indústria nacional financiado com recursos da FAPESP. As principais pesquisas realizadas lá são o desenvolvimento do veículo hipersônico 14-X, assim como motor Scramjet, reentrada atmosférica e propulsão a laser em parceria com os Estados Unidos.
Na figura a seguir é possível ver o resultado de uma das pesquisas realizadas em propulsão a laser no laboratório do IEAv:
O túnel hipersônico, também é conhecido como tubo de choque uma vez que para provocar o movimento do escoamento é comprimido o ar num reservatório e ocorre o rompimento de diafragmas de metal provocando um choque mecânico devido a alta pressão do fluido. O túnel é composto de três componentes básicos: uma região de alta pressão, chamada driver, a de baixa pressão driven e a sessão de testes onde ocorrerá os ensaios.
Para separar os gases das regiões de alta e baixa pressão, o diafragma, é colocado entre o driver e o driven. Segundo Marco Antonio, vice-diretor do IEAv, no driver é inserido gás hélio a 5 mil libras de pressão, enquanto no driven é colocado ar atmosférico em pressões baixas. Na sessão de testes onde fica o modelo, todo o ar é retirado para que o tanque de exaustão funcione a vácuo, acelerando o escoamento. Para iniciar os testes o diafragma que separa o driver do driven é rompido, dessa forma ocorre uma onda de choque que pressuriza e acelera o ar
http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/conheca-um-tunel-de-vento-hipersonico/
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