quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Desmonte da Caixa: estatal irá fechar 100 agências e demitir 11 mil 24/11/2016


Seguindo o receituário golpista de precarizar para privatizar já sinalizado para o Banco do Brasil, agora é a vez da Caixa Econômica Federal. Declaração do presidente da estatal, Gilberto Occhi, indicam que nos próximos dias será aplicado um plano de “aumento de eficiência para 2017”, ou seja, plano de fechamento de 100 agências e um programa de aposentadoria incentivada que pode demitir cerca de 11 mil funcionários.


 
CTB

Com o discurso de que as agências não dão lucro, a direção da caixa nomeada pelo presidente sem voto Michel Temer vai desmontar uma estatal que acabou de completar 155 anos para depois privatizar. Eles deixam de lado o papel do banco público, que tem por dever pensar e se posicionar de forma diferente em relação aos bancos privados, com o objetivo do lucro.

E nunca é demais lembrar que é somente com agências capilarizadas pelo país que é possível fazer chegar benefícios e investimentos sociais, que também impulsionam as economias locais, nos mais longínquos rincões.

Desmonte potencializado

Segundo Occhi, a proposta irá abrir o capital de duas empresas: a Lotex e a Caixa Seguridade. A Caixa é um banco 100% público, que existe há 155 anos e uma instituição que apoia o desenvolvimento social do país. Com essa medida, intermediada peloBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Brasil perde pouco a pouco o patrimônio nacional. Com a caixa é mais um banco público entregue à especulação do mercado.

Conselhão da privatização

Para a façanha de privatizar tudo que for possível, o loteador Michel Temer criou um Conselho de Desenvolvimento Econômico, o chamado Conselhão, às avessas. As Concessões, privatizações e parcerias público-privadas serão responsabilidade de um grupo técnico vinculado à Presidência da República, que deverá ser chefiado por Wellington Moreira Franco.

O grupo técnico será responsável por qualquer tipo de privatização ou até mesmo as Parcerias Público Privadas, mesmo que de outras áreas, como saúde e educação. E terá o objetivo de sinalizar ao mercado a intenção do governo de realizar tudo que for possível para garantir ganhos.

http://www.vermelho.org.br/noticia/290133-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário