A invenção do povo judeu
É o nome do livro escrito pelo professor de História da Universidade de Tel-Aviv, Shlomo Sand, onde ele foi destruindo todos os pilares que dão sustentação da origem desse povo, tão bem guardado pelos líderes linha dura do país de Israel.
Foi no século XIX, que se deu início a essa articulação, onde um grupo de intelectuais, atraídos pela idéia de reunir os judeus, espalhados pelo mundo, em território único, e formar uma nação, dentro da expectativa, que se tinha no século XIX, na formação de outras nações, como acontecia, por exemplo, na Alemanha.
Usando argumentos das recém descobertas da arqueologia, que ele confronta com a Biblia e com a História que os intelectuais judeus, preferem esquecer, já que se chocam com as "verdades" da formação desse povo. Ele desmonta ítem por ítem, de cada uma delas, demonstrando as falsidades que se escondem atrás.
Hoje, enquanto se discute a formação do Estado da Palestina, e a liderança dos judeus, novamente já se colocam contrária, com o apoio dos EUA, e com mais de 130 países favoráveis, esse livro se torna perigoso, justamente por isso, pois, se existe algum invasor de territórios, são justamente os judeus e não os palestinos.
Ele deixou alguns "quem sabe", "provavelmente", "talvez" ao longo da escrita, que seguramente os intelectuais judeus saberã se aproveitar, para contra atacar, mas dificilmente, a essência do livro poderá ser desmontada.
Vale a pena a sua leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário