sábado, 22 de outubro de 2011

Eletrobrás apresenta proposta de compra da portuguesa EDP 21/10/2011

DO VALOR

A Eletrobras apresentou hoje proposta formal ao governo português para a compra de 21,35% das ações da estatal local, a EDP (Energias de Portugal).
A aquisição, se concretizada, permitirá à empresa brasileira um passo importante no seu processo de internacionalização, com a entrada nos mercados norte-americano, no qual a EDP possui parques eólicos, e europeu.
O presidente da Eletrobras, José da Costa, reuniu-se com o alto comando da EDP em Lisboa há duas semanas para tratar do assunto. Ele disse acreditar que a oferta feita pela EDP é competitiva e que as duas empresas possuem sinergias importantes.
Segundo nota divulgada pela Eletrobrás, os termos não podem ser divulgados devido ao acordo de confidencialidade assinado. No entanto, a oferta é dividida em três segmentos --um financeiro, outro sobre planos de investimentos e um terceiro sobre governança.
A Eletrobras e a EDP já são sócias em empreendimentos no Brasil, como as usinas Lajeado e Peixe Angical, ambas em Tocantins.
CONCORRÊNCIA
O governo português comunicou ainda pouco à Comissão de Valores Mobiliários de Portugal que recebeu seis propostas para compra de 21,35% das ações que detém na elétrica EDP. O comunicado, entretanto, não revela o nome dos concorrentes.
No Brasil, apenas a Eletrobras fez até agora comunicado oficial à CVM informando a proposta não vinculante que fez pela companhia.
Mais cedo, a imprensa portuguesa informava que além da Eletrobras, também a Cemig, a alemã EoN e a chinesa Três Gargantas tinham entregue suas propostas. A Cemig não fez ainda nenhum comunicado à CVM, mas o "Valor" apurou que a companhia de fato entregou proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário