quarta-feira, 11 de julho de 2012

Selic cai 0,5 ponto porcentual e vai para 8% ao ano 11/07/2012

Desde que o atual ciclo de redução começou, em agosto do ano passado, a taxa caiu 4 pontos e continua no menor patamar da história


Economia & Negócios
SÃO PAULO - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a tendência de queda da taxa básica de juros, Selic, e a reduziu, no início da noite quarta-feira, pela oitava vez consecutiva, para 8% ao ano, como previam especialistas do mercado - queda de 0,5 ponto porcentual.

A aposta unânime dos analistas e empresários é que a taxa seguiria em queda para impulsionar a economia. No entanto, como o Brasil tem reagido de forma lenta aos incentivos lançados - como corte de impostos, mais crédito e aumento de gastos públicos - algumas instituições financeiras já preveem que o ciclo de redução da Selic - que para a maioria deve acabar em agosto - pode ser esticado até outubro.
Desde que o atual ciclo de redução começou, em agosto do ano passado, a taxa caiu 4 pontos e continua no menor patamar da história. Uma minoria dos dos analistas trabalha ainda com a perspectiva de que os cortes devem continuar até quase o fim de 2012 e encerrar o ano a 7%.
A reunião do Copom foi a primeira com a participação do novo diretor de assuntos especiais, Luiz Edson Feltrim. O rumo do juro será decidido a partir de agora por oito votos - sete diretores e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Em caso placar dividido, Tombini tem o poder de desempatar.
Veja a íntegra do comunicado:
O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária.
Diante disso, dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 8,00% a.a., sem viés.Votaram pela redução da taxa Selic para 8,00% os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini, Presidente, Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário