quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Foton Motors vai instalar unidade na Bahia 31/01/2013

Do Brasil 247
Foton Motors vai instalar unidade na Bahia
O vice-presidente da montadora chinesa Foton, Li Xingxing, se reúne nesta terça-feira (29) às 13h com o governador Jaques Wagner (PT) para apresentar cronograma do projeto de instalação de uma unidade de fabricação de veículos automotores em Camaçari
O vice-presidente da montadora chinesa Foton, Li Xingxing, se reúne nesta terça-feira (29) às 13h com o governador Jaques Wagner (PT) para apresentar cronograma do projeto de instalação de uma unidade de fabricação de veículos automotores em Camaçari.
O entendimento com o governo baiano avançou a partir da viagem de Wagner à China, no início do mês. O petista destaca que a Bahia é o estado que mais tem concentrado investimentos chineses nos últimos anos.
"A atração de um grupo empresarial baseado no outro lado do mundo exige um trabalho muito grande de convencimento; afinal, o mundo conhece o Brasil via Rio e São Paulo. Se eu não for lá fora apresentar a Bahia, ninguém virá nos procurar".
Em setembro passado, a Foton Motors do Brasil, representante da empresa chinesa, assinou o protocolo de intenções com o governo da Bahia para a construção de uma unidade fabril em Camaçari.
O investimento inicial previsto nesta fábrica, em Camaçari, que será erguida em uma área de um milhão de metros quadrados, é de US$ 300 milhões e prevê, inicialmente, a operação em duas linhas de produção paralelas para a fabricação de dois modelos de veículos comerciais que serão lançados no mercado.
A previsão é que a produção seja iniciada no final de 2013 e que sejam produzidos anualmente 30 mil veículos comerciais até 2017. A fábrica irá gerar, nesse período, mil empregos diretos e seis mil indiretos.
Com sede em Beijing, na China, a Foton é a maior produtora de veículos comerciais e pesados do mundo, com uma produção anual superior a 700 mil veículos. Com diversas fábricas em todo mundo, a Foton emprega hoje mais de 26 mil pessoas.
Também em Camaçari já funciona a fábrica da Ford (onde é fabricado o modelo global do Ecosport) e a JAC Motors inicia operação em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário