sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PIB da Grã-Bretanha encolhe mais que o esperado no 4o tri 25/01/2013


LONDRES, 25 Jan (Reuters) - A economia britânica encolheu mais do que se esperava nos últimos três meses de 2012, aproximando-se de sua terceira recessão em quatro anos, por conta de baixa produção industrial.
O Escritório Nacional de Estatísticas Informou nesta sexta-feira que o Produto Interno Bruto da Grã-Bretanha caiu 0,3 por cento no quarto trimestre - queda mais acentuada do que o declínio de 0,1 por cento previsto por analistas. O PIB cresceu 0,9 por cento entre julho e setembro.
A notícia será um golpe para o governo conservador da Grã-Bretanha, que apenas um dia antes defendeu seu programa de austeridade contra críticas do economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).
A economia é agora de 3,3 por cento menor do que o maior nível atingido no primeiro trimestre de 2008, recuperando apenas cerca de metade da produção perdida durante a crise financeira -- um desempenho pior do que outras grandes economias.
O maior ponto para a queda do PIB foi uma retração trimestral de 10,2 por cento em mineração e produção extrativa, a maior desde que os registros começaram em 1997, impulsionado por interrupção de petróleo do Mar do Norte e campos de gás.
Esse problema diminuiu 0,18 por cento do PIB, enquanto outros danos à economia foram causados por quedas na produção industrial, no governo e na categoria de outros serviços, onde os Jogos Olímpicos de Londres haviam impulsionado esportes e serviços de recreação no terceiro trimestre.
O presidente do Banco Central britânico Mervyn King não espera mais do que uma "recuperação suave" este ano, enquanto esta semana o FMI cortou sua previsão de 2013 para o crescimento econômico britânico para 1,0 por cento, ante 1,1 por cento previsto em outubro.
No entanto, alguns analistas e grupos empresariais advertem sobre a possibilidade de uma nova recessão.
Essa perspectiva vai aumentar a pressão sobre o governo britânico para afrouxar a política de redução de déficit e fortalecer a economia.
A produção no setor de serviços da Grã-Bretanha --que representa mais de três quartos do PIB-- ficou estável no quarto trimestre, depois de subir 1,2 por cento no terceiro trimestre.
A produção industrial foi 1,8 por cento menor, enquanto a construção -- que responde por menos de 7 por cento do PIB -- cresceu 0,3 por cento.
(Reportagem de David Milliken)

Nenhum comentário:

Postar um comentário