segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Rússia: Irã pode ajudar a resolver o conflito sírio 28/01/2013


Governo iraniano tem ótimas relações com Bashar al-Assad





O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Gennady Gatilov, exortou a comunidade internacional a dar a Teerã uma chance de contribuir com os esforços para resolver a crise na Síria. Segundo o diplomata russo, Moscou está confiante de que a República Islâmica “pode e deve” desempenhar um papel positivo na busca por soluções políticas para o conflito. Ele declarou que era “inaceitável ignorar o potencial iraniano” nessa esfera.
Desde março de 2011, a Síria enfrenta uma guerra civil entre as forças leais ao Presidente Bashar al-Assad e uma oposição política militante. A Rússia tem defendido uma solução diplomática para dar fim às hostilidades, em um esforço para evitar uma repetição do que aconteceu na Líbia em 2011, quando uma intervenção militar ocidental muito criticada pelo Kremlin derrubou Muammar Kaddafi do poder.
Apesar do paralisante regime de sanções econômicas que o Irã vem recebendo devido à sua recusa em cooperar com os inspetores nucleares da ONU, Moscou está convencida de que Teerã possa ser a chave para a paz na Síria, dada sua forte relação com o regime de Assad, bem como seu papel na arquitetura regional da segurança no Oriente Médio.
Muitas vezes citada como a aliada mais próxima do Irã, a Síria ficou do lado de Teerã na Guerra Irã-Iraque, que começou em 1980 e durou oito anos. Desde então, os dois países mantiveram-se parceiros.
Se a Rússia estiver certa, ainda resta, entretanto, a dúvida sobre a forma como a comunidade internacional responderia a qualquer tipo de cooperação na Síria pelo Irã, já que o país continua a atrair suspeitas sobre seu suposto programa de armas nucleares. Teerã rejeita as acusações, e sustenta que só desenvolve seu potencial nuclear a fim de fornecer energia para o setor civil.
De acordo com estimativas publicadas recentemente pelas Nações Unidas, aproximadamente 60 mil pessoas foram mortas desde o início da guerra na Síria, há quase dois anos. Até a presente data, os mediadores internacionais foram incapazes de obter dos lados em conflito um cessar-fogo e o início das negociações.

Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário