quarta-feira, 24 de abril de 2013

Entrevista com os pai dos acusados do atentado de Boston 24/04/2013

Do KP.ru
Anzor Tsarnaev: "Meus filhos foram arrastados para um espetáculo de Hollywood!"
Correspondentes "KP" conseguiram falar com o pai de Tamerlane e Johar Tsarnaevy, acusados de atos terroristas em Boston
O pai dos irmãos Tsarnaevyh vive no Daguestão. Há alguns anos, ele voltou para a Rússia por causa de uma doença grave. Como ele diz - para morrer em paz em casa. Mas a doença tem diminuído. Na verdade, Anzor não acredita que os seus filhos tenham cometido ataques terroristas nos Estados Unidos: eles estudaram muito, tiveram sucesso e nunca conspiraram nada do que estão sendo acusados.
Anzor , o que você sabe sobre o destino de seu filho Johar?
-Nada. Sei só o que os programa de TV mostram. Uma fraude. Irei me encontrar com ele nos Estados Unidos, se Deus quiser.
-Você acredita no que eles dizem sobre seus filhos nos meios de comunicação?
- Este é um jogo de cima, de ordem política, um show de Hollywood. Tudo começou há dois anos. Meu Tamerlane era constantemente mantido sob vigilância. Eles vieram do FBI, disseram que a prevenção é feita para que nós não explodíssemos rua. Acontece que isso foi a um ano e meio atrás, já sabiam que eles iriam explodir? Disseram que, Tamerlane é um líder, um inteligente, olham, e nada é feito. Eles disseram que eles sabiam o que comiam, onde estavam e o que eles faziam. Esse show é para o mundo inteiro e foi antecipadamente planejado.
- Quando foi a última vez que falou com seus filhos?
- Após as explosões de Boston. Tamerlane me disse que eles [do FBI] ligaram e disseram que suspeitavam dele. Filho disse que este é o seu problema. Se suspeitavam, falariam sobre isso abertamente? Eles só queriam substituir Tamerlane e Johar estava na hora errada e no lugar errado. Tamerlane o levou para a escola, quando eles começaram a disparar. E o que dizer sobre um carro roubado. Primeiro, sobre o "Mercedes", e, em seguida, sobre o "Honda". Nada disso aconteceu. Tudo mentira. Não há nenhum filme onde eles atiraram contra a polícia.
- Quais seus filhos faziam nos EUA?
- Estudavam e trabalhavam. Tamerlane mudou várias vezes de emprego - foi carteiro, fazia pneus, foi um treinador de boxe, nos últimos meses foi o baby-Seater - ficava em casa com uma criança de três anos de idade. Minha esposa trabalhava. Cuidava de pessoas com deficiência.
- E Johar?
- Johar estudava e tirava "excelente", em Cambridge. Clandestino como um salva-vidas na piscina. Ele tinha grandes planos - para se tornar um médico, abrir um negócio, para vir aqui. Ele sempre me disse: Pai, não se preocupe, eu vou ajudá-lo. Essa é a vida se lhe foi. E há alguns ataques explosivos. De onde? Lá cartuchos não podem ser comprados, muito menos obter uma bomba.
- Quando eles vieram para a Rússia pela última vez?
- Tamerlane veio para a Rússia em janeiro - Eu tenho um passaporte russo, ele só completou 25 anos em julho do ano passado e ele saiu. Ele não queria sair. Ele disse que quer tirar a família daqui. Não, ele não gostava, mesmo sendo um boxeador famoso em Boston. Eu disse-lhe: Vá, viva, faça negócios.
- Quanto é que tinha sido na América? Será que eles têm a cidadania?
- Toda a minha vida adulta, eles estavam lá, desde que saímos de lá em 2002. Eles têm cidadania russa. Nos Estados Unidos, tinham uma autorização de residência.
-Quando você esperava para vê-los?
- Johar viria para as férias de verão.
- Os meios de comunicação escreveram que Tamerlane era um defensor de pontos de vista religiosos radicais? Você não percebeu nada?
- Não. Tamerlane realmente se tornou religioso depois do casamento. Ia à mesquita toda sexta-feira. Cinco vezes por dia fazia o namaz (oração muçulmana). Ele era um muçulmano devoto e não poderia ter feito o que foi acusado.
Tradução: Eduardo Lima
Fonte: Jornal Komsomol'skaya pravda

Nenhum comentário:

Postar um comentário