terça-feira, 23 de abril de 2013

EUA entregam armas a Israel e provocam o Irã 23/04/2013

 

O secretário da Defesa estadunidense, Chuck Hagel, chegou neste domingo (21) a Tel Aviv para formalizar a venda e a doação de um conjunto de armas ultramodernas a Israel e a outros dois países do Oriente Médio.

Pouco antes de aterrissar, o titular especificou que o acordo com o regime israelense anunciado dias atrás em Washington "envia um sinal muito claro ao Irã de que a opção militar continua sendo uma opção”.
O governo dos Estados Unidos afirma que o programa nuclear do Irã tem intenções militares; Teerã desmente as alegações e afirma que não renunciará ao direito que lhe assiste de dominar a tecnologia atômica com fins pacíficos.
Israel é o único país do Oriente Médio possuidor de armas atômicas, graças ao apoio do s Estados Unidos.
A visita de dois dias de Hagel também é vista como uma autocrítica de posturas a respeito de Israel que dificultaram sua confirmação no cargo durante as audiências no Senado.
Entre os equipamentos militares que o Pentágono entregará a Israel se encontram o ultramoderno avião de transporte Osprey V-22, mísseis e aviões para reagir a caças em voo.
As outras escalas da viagem do secretário da Defesa do imperialismo estadunidense serão os Emirados Árabes Unidos e o Reino da Arábia Saudita, campos de batalha de uma renhida disputa dos Estados Unidos com países da União Europeia pela venda de armamentos.
Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário