segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Moro torna Lula réu em mais um processo 19/12/2016




Ex-presidente é acusado de lavagem de dinheiro na ação em que, segundo os investigadores, ele foi supostamente beneficiado com um apartamento em São Bernardo do Campo e um terreno para a construção do Instituto Lula com dinheiro de propina da Odebrecht; também viraram réus nesta nova ação Marcelo Odebrecht, Antonio Palocci, a ex-primeira dama Marisa Letícia e o advogado Roberto Teixeira, além de mais quatro pessoas; Lula virou réu pela 5ª vez; em nota, defesa diz que ação da Lava Jato é "vingança" e que o crime de Lula, para o MP, foi ter sido presidente duas vezes e poder reincidir nesse crime


247 - O ex-presidente Lula virou réu pela quinta vez depois que o juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, aceitou uma nova denúncia contra ele.

Também viraram réus nesta nova ação o empreiteiro Marcelo Odebrecht, Antonio Palocci, a ex-primeira dama Marisa Letícia e o advogado de Lula Roberto Teixeira, além de mais quatro pessoas.

Lula é acusado de lavagem e dinheiro por supostamente ter se beneficiado com um apartamento em São Bernardo do Campo, ao lado do imóvel onde ele reside, e um terreno para a construção do Instituto Lula com dinheiro de propina da Odebrecht.

A defesa do ex-presidente rebateu as acusações na semana passada, quando a denúncia foi apresentada pelo Ministério Público. Para os advogados, a acusação é uma "vingança" dos procuradores.

Depois que mais de 20 testemunhas inocentaram Lula e Marisa Letícia no caso do triplex do Guarujá, agora o MP "entra a acusação de um apartamento que também não é de Lula, pelo qual sua família paga aluguel pelo uso, e um terreno que não é, nem nunca foi, do Instituto Lula, onde aliás o atual proprietário hoje constrói uma revendedora de automóveis", diz a defesa.

Leia a íntegra da nota:

NOTA DA DEFESA DO EX-PRESIDENTE LULA

O POWER POINT CONTRA ATACA

Comunicado sobre denúncia da Lava Jato contra Lula Depois de mais de 20 depoimentos de testemunhas arroladas pelo próprio Ministério Público enterrarem a farsa de que Lula seria proprietário de um apartamento tríplex no Guarujá, com as testemunhas comprovando que a família do ex-presidente jamais teve as chaves ou usou o apartamento, sendo apenas "potenciais compradores" do imóvel, os procuradores do Ministério Público do Paraná, chefiados por Deltan Dallagnol, tinham que inventar uma nova história na sua busca obsessiva de tentar retratar o ex-presidente como responsável pelos desvios na Petrobras.

Após um apartamento que nunca foi de Lula no Guarujá, entra a acusação de um apartamento que também não é de Lula, pelo qual sua família paga aluguel pelo uso, e um terreno que não é, nem nunca foi, do Instituto Lula, onde aliás o atual proprietário hoje constrói uma revendedora de automóveis.

Em release, a Lava Jato admite que a denúncia seria uma "reafirmação" da Operação, uma vingança contra a atuação dos advogados de Lula, descrita como "abuso do direito de defesa" e iniciativas legislativas no Congresso com as quais o ex-presidente não tem qualquer relação, não sendo nem deputado, nem senador. Os procuradores da República revelam que são contra a punição do abuso de autoridade e até mesmo do exercício do direito de defesa. Usam de suas atribuições legais como forma de vingança contra aqueles que se insurgem contra ilegalidades praticadas na Operação Lava Jato.

A denúncia repete maluquices da coletiva do Power Point; atropela a competência do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria-Geral da República ao fazer conclusões precipitadas sobre inquérito inconcluso na PGR; quer reescrever a história do País para dizer que todos os males seriam culpa de Lula; tenta atribuir responsabilidade penal objetiva, coisa completamente fora do Código Penal Brasileiro; contradiz depoimento como testemunhas (com a obrigação de dizer a verdade) de delatores ouvidos pela própria Lava Jato como Paulo Roberto da Costa, Nestor Cerveró e Pedro Barusco, que disseram em depoimentos ao juiz Sérgio Moro jamais terem tratado ou tido conhecimento de qualquer irregularidade ou desvio envolvendo o ex-presidente Lula. Usam delações não homologadas e rejeitadas pelo Supremo Tribunal Federal, como a do deputado Pedro Paulo Corrêa, em um festival de ilegalidades, arbitrariedades e inconformismo diante da realidade: mesmo com uma devassa completa na vida de Lula, não encontraram nenhum desvio de conduta do ex-presidente.

Os procuradores da Lava Jato não se conformam com o fato de Lula ter sido presidente da República. Para a Lava Jato, esse é o crime de Lula: ter sido presidente duas vezes. Temem que em 2018 Lula reincida nessa ousadia.



http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/271231/Moro-torna-Lula-r%C3%A9u-em-mais-um-processo.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário