sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Terceira maior do País, usina hidrelétrica de Jirau é inaugurada 16/12/2016


Instalada em Porto Velho, Rondônia, durante o governo Lula, a usina de Jirau foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira 16 com potência instalada maior do que a prevista; a usina tem capacidade de 3.750 megawatts e passa a operar para garantir maior segurança ao sistema elétrico brasileiro; a última turbina entrou em operação em novembro


247 - Instalada em Porto Velho, Rondônia, a usina de Jirau, terceira maior hidrelétrica do país, foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira 16. Obra iniciada durante o governo do ex-presidente Lula, tendo à frente a ex-ministra das Minas e Energia Dilma Rousseff, Jirau tem capacidade de 3.750 megawatts e passa a operar para garantir maior segurança ao sistema elétrico brasileiro. A última turbina entrou em operação em novembro.

Presente à inauguração, o senador Jorge Viana (PT-AC) lembrou do papel de Lula e Dilma para que a usina hidrelétrica saísse do papel e entrasse em operação. "É uma obra importante para o país, para o desenvolvimento da região amazônica", disse Viana. "É uma mostra da criatividade dos nossos engenheiros e que ganhou vida graças aos governos do PT, dos governos de Lula e de Dilma", disse.

Jirau representa 3,7% de toda energia hidrelétrica disponível no país e fornecerá energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) e para o sistema Acre/Rondônia, a partir de 50 turbinas. A produção é suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências. O ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho, participou da solenidade de inauguração.

Jirau começou a ser planejada ainda no final do século 20. Os estudos para a construção começaram na década de 90, mas só no governo Lula o projeto do complexo de geração do Rio Madeira, que inclui também a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, começou a ser materializado.

A usina de Jirau é gerida pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), parceria entre a Eletrobras Chesf e a Eletrobras Eletrosul, com 20% de participação cada, além das empresas Mitsui e Engie. A primeira turbina entrou em operação comercial em setembro de 2013.

Localizada a 120 quilômetros de Porto Velho, Jirau tem 50 turbinas do tipo bulbo de 75 MW de potência cada, divididas em duas casas de força, uma com 28 e outra com 22 turbinas. A construção foi iniciada em 2009. Desde setembro de 2013, está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).



http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/271005/Terceira-maior-do-Pa%C3%ADs-usina-hidrel%C3%A9trica-de-Jirau-%C3%A9-inaugurada.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário