terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Mais uma prova do fiasco do golpe: confiança industrial desaba 27/12/2016



Um dia depois do Natal mais fraco em várias décadas, um novo indicador revela a tragédia econômica provocada no Brasil pelo golpe de 2016; o Índice de Confiança da Indústria (ICI) do Brasil caiu em dezembro para o menor patamar desde junho passado, informou nesta segunda-feira a Fundação Getulio Vargas; "O resultado da sondagem industrial de dezembro, com queda da confiança e nível recorde de ociosidade, joga um balde de água fria sobre indicadores que já estavam mornos", afirmou a coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV/IBRE, Tabi Thuler Santos; no poder há quase oito meses, Michel Temer e Henrique Meirelles não trouxeram de volta a confiança prometida; ao contrário, aprofundaram a recessão e o desemprego


247 – A Fundação Getúlio Vargas divulgou, nesta segunda-feira, mais um indicador que revela o alcance da tragédia econômica provocada no Brasil pelo golpe de 2016. A confiança industrial, que Michel Temer e Henrique Meirelles prometiam resgatar, afundou em dezembro – o que indica que as vendas do Natal foram fraquíssimas.

Abaixo, reportagem da Reuters:

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do Brasil caiu em dezembro para o menor patamar desde junho passado, informou nesta segunda-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV), em mais um indicador de que a economia brasileira enfrenta dificuldades para se recuperar.

O ICI recuou 2,2 pontos, a 84,8 pontos em dezembro, após subir 0,4 ponto no mês anterior. A prévia do indicador deste mês já havia mostrado o cenário negativo, com queda de 2,9 pontos, para o menor nível desde junho.

"O resultado da sondagem industrial de dezembro, com queda da confiança e nível recorde de ociosidade, joga um balde de água fria sobre indicadores que já estavam mornos", afirmou a coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV/IBRE, Tabi Thuler Santos.

"Entre agosto e novembro, a acomodação da confiança --motivada pela apatia da demanda interna-- já havia interrompido a recuperação temporária da confiança do setor observada no primeiro semestre", acrescentou, por meio de nota.

Segundo a FGV, a queda da confiança ocorreu em 12 de 19 segmentos industriais e atingiu tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as perspectivas das empresas para os meses seguintes.

O Índice de Expectativas (IE) caiu 1,8 ponto, a 87,1 pontos no período, enquanto que o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 2,2 pontos, a 82,9 pontos.

A FGV informou ainda que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada foi a 72,5 por cento em dezembro, nova mínima dentro da série histórica, iniciada em 2001.

(Por Patrícia Duarte)

Abaixo, o pronunciamento em que Temer promete salvar a economia em 2017:






http://www.brasil247.com/pt/247/economia/272230/Mais-uma-prova-do-fiasco-do-golpe-confian%C3%A7a-industrial-desaba.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário