quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Deputado Paulo Pimenta o PT-RS, denuncia “ditadura de toga” após nota da Lava Jato contra Lula 15/12/2016


Pimenta denuncia “ditadura de toga” após nota da Lava Jato contra Lula


Na nota sobre a mais nova denúncia contra o ex-presidente Lula, os procuradores da Lava Jato alfinetam os advogados de defesa do petista e o Congresso e dizem que "esta denúncia reafirma o compromisso do Ministério Público Federal com o cumprimento de suas atribuições constitucionais e legais"; "Isso é um abuso. Eles se utilizam de sentenças para fazer política e perseguir quem discorda dos encaminhamentos da Lava Jato. Uma atitude inaceitável que merece uma ação do CNJ e CNMP", rebateu o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) ao 247; em nota, Lula apontou "vingança" da força-tarefa contra o que chamam de "abusos do direito de defesa em desrespeito ao Poder Judiciário e do abuso do poder de legislar utilizado em franca vingança contra as Instituições", este último, algo que nem tem relação com o ex-presidente, uma vez que ele não é parlamentar, como lembra a nota de Lula


Por Gisele Federicce, 247 – O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) rebateu nesta quinta-feira 15 o conteúdo da nota divulgada pelo Ministério Público Federal sobre a mais recente denúncia contra o ex-presidente Lula, desta vez envolvendo um terreno do Instituto Lula e um apartamento em São Bernardo do Campo (SP).

Na nota, os procuradores da Lava Jato alfinetam os advogados de defesa de Lula e com o Congresso Nacional. "Esta denúncia reafirma o compromisso do Ministério Público Federal com o cumprimento de suas atribuições constitucionais e legais, independentemente das tentativas de intimidação dos acusados e de seus defensores, dos abusos do direito de defesa em desrespeito ao Poder Judiciário e do abuso do poder de legislar utilizado em franca vingança contra as Instituições".

"Isso é um abuso. Esse pessoal perdeu o limite do razoável", respondeu Pimenta. "Eles se utilizam de sentenças para fazer política e perseguir quem discorda dos encaminhamentos da Lava Jato. É um ditadura de toga. Uma atitude inaceitável que merece uma ação do CNJ e CNMP, além de denúncia nos fóruns internacionais", sugere o parlamentar.

A manifestação da Lava Jato, para Pimenta, é "uma afronta ao parlamento, ao direito de defesa e ao Estado Democrático de Direito" e demonstra "um traço fascista e revelador de desprezo pela democracia", ao criticar a atuação do Legislativo.

Nessa semana, o juiz Sérgio Moro travou um embate com um os advogados de Lula durante depoimento de uma testemunha no caso do triplex do Guarujá, chegando a gritar com ele. Os advogados do ex-presidente argumentavam que uma pergunta estava sendo repetida à testemunha e ainda que o procurador pedia a opinião dela, em vez de buscar os fatos. Moro indeferiu a questão da defesa.

Relembre o vídeo em que Moro grita com o advogado de Lula:



No Congresso, vêm sendo pautadas matérias que desagradam membros do Judiciário, como a forma como foi votado o pacote anticorrupção – composto por 10 matérias apresentadas pelo próprio Ministério Público e liderado pelo procurador Deltan Dallagnol –, e o projeto de abuso de autoridade.

Para Lula, a nota da Lava Jato sinaliza "vingança contra a atuação dos advogados de Lula, descrita como 'abuso do direito de defesa' e iniciativas legislativas no Congresso com as quais o ex-presidente não tem qualquer relação, não sendo nem deputado, nem senador. Os procuradores da República revelam que são contra a punição do abuso de autoridade e até mesmo do exercício do direito de defesa. Usam de suas atribuições legais como forma de vingança contra aqueles que se insurgem contra ilegalidades praticadas na Operação Lava Jato" (leia aqui).



http://www.brasil247.com/pt/247/rs247/270789/Pimenta-denuncia-%E2%80%9Cditadura-de-toga%E2%80%9D-ap%C3%B3s-nota-da-Lava-Jato-contra-Lula.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário