segunda-feira, 23 de abril de 2012

Espanha entra em nova recessão após queda do PIB no 1º trimestre 23/04/2012

Economia encolheu 0,4% de janeiro a março, depois de recuar 0,3% no 4º trimestre de 2011

RIO — A Espanha está oficialmente em recessão. O Banco Central do país divulgou nesta segunda-feira que o Produto Interno Bruto (PIB, total de bens e serviços produzidos no país) encolheu 0,4% no primeiro trimestre deste ano, depois de diminuir 0,3% no quarto trimestre do ano passado.
Duas quedas consecutivas no PIB caracterizam tecnicamente uma recessão econômica. Essa estimativa do Banco Central espanhol ainda precisa ser confirmada pelo Instituto Nacional de Estatísticas da Espanha, que divulgará o resultado do PIB no dia 30 de abril.
da recessão que a economia espanhola enfrenta em três anos, Em 2009, o retrocesso foi mais grave, com queda de 3,7% do PIB no acumulado do ano. O Banco Central da Espanha também alertou que os piores efeitos dos cortes de gastos, que o país enfrenta, ainda vão aparecer. As perspectivas de emprego também pioraram, segundo a autoridade monetária do país.
O boletim econômico divulgado pelo órgão detalha que o retrocesso do PIB ocorreu motivado pela diminuição da demanda nacional. Ao mesmo tempo em que as exportações do país caíram devido ao freio no crescimento europeu, as importações também foram reduzidas significativamente, outro indicador do frágil consumo regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário