terça-feira, 24 de abril de 2012

Irã investiga ataque de hackers a exportadora de petróleo 24/04/2012





O Irã está investigando um suposto ataque cibernético contra seu principal terminal de exportação de petróleo e o Ministério do Petróleo, informou uma fonte do setor no país na segunda-feira. Um vírus foi detectado dentro do sistema de controle da ilha Kharg, maior instalação do setor de exportação de petróleo do país, mas o terminal continua em operação, segundo a Companhia Petrolífera Nacional Iraniana.
O vírus se disseminou na noite de domingo e provavelmente é comparável ao worm Stuxnet, que teria afetado instalações nucleares iranianas em 2009-2010. A agência semi-oficial de notícias Mehr informou que o vírus atingiu o sistema de comunicações e Internet do Ministério do Petróleo. Sistemas de informatização que controlam algumas instalações petrolíferas foram desconectados da rede de Internet, como medida de precaução, de acordo com a agência.
O chefe da defesa civil no ministério, Hamdullah Mohammadnejad, disse que as autoridades iranianas estabeleceram uma unidade de crise e estavam agindo para neutralizar os ataques, de acordo com a mídia local. O programa nuclear iraniano teria sido o principal alvo do Stuxnet, descoberto em 2010, o primeiro vírus que se acredita tenha sido criado especificamente para subverter sistemas industriais.
Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário