quinta-feira, 19 de abril de 2012

Irã informa detenção de mais 15 supostos espiões de Israel 19/04/2012




O Ministério de Inteligência do Irã revelou na quarta-feira (18) a detenção de 15 pessoas que identificou como terroristas e espiões de Israel, cujas missões era identificar e assassinar um dos cientistas do país.
Um relatório oficial reproduzido pelos principais meios do país, assinalou que as detenções ocorreram no dia 10 de abril, quando agentes de inteligência disseram ter frustrado a maior rede de terrorismo e sabotagem vinculada a Israel.
O comunicado indicou que nos próximos dias serão revelados mais detalhes sobre o número de terroristas, suas missões, equipamento apreendido e as bases de onde operavam, mas adiantou que uma das missões era “identificar e assassinar um dos especialistas iranianos”.
Forças de inteligência da República Islâmica prenderam cidadãos iranianos e estrangeiros, mas omitiram a nacionalidade dos últimos, apontou a reportagem da emissora Press TV.
Segundo o referido ministério, o grupo terrorista tinha planejado levar a cabo um atentado em 10 de fevereiro, um dia antes de 22 do mês de Bahman (no calendário persa), que marcou o aniversário de 33 anos do triunfo da Revolução Islâmica de 1979.
Os serviços secretos do Irã asseguraram ter descoberto também uma base israelense em um país vizinho, a qual é comandada pelo Mossad (agência de espionagem sionista) para coordenar e executar operações contra objetivos desta nação.
Efetivos do Ministério de Inteligência recordaram que no dia 30 de maio de 2011 capturaram membros de uma rede de oficiais da Agência Central de Inteligência (CIA) estadunidense.
Além disso, em 24 de novembro passado o Irã confirmou a detenção de outra dezena de espiões da CIA quando cumpriam uma missão para atentar contra instalações nucleares e outros lugares importantes.
Nos últimos meses, as autoridades de Teerã desmantelaram também outra rede de 12 agentes estadunidenses no Irã e no Líbano em cooperação com o movimento de resistência xiita daquele país árabe, o Partido de Deus (Hezbolá).
Um dos casos mais difundidos foi o de 17 de dezembro passado, quando foi capturado um agente da CIA de origem iraniana e depois disso foi derrubado e apreendido um avião não tripulado (drone) estadunidense que realizava voos de reconhecimento pelo nordeste do país.
Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário