quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pé-de-vento em Marte 26/04/2012


Pé-de-vento em Marte Foto: Divulgação

Sim, nosso planeta vizinho está mais vivo do que parece. Estas são imagens espetaculares de um redemoinho de areia na superfície do planeta Marte. Elas mostram um curioso fenômeno atmosférico que acontece também na Terra



Seu nome correto não é redemoinho: a coluna de “poeira marciana” que vemos girar nestas imagens pertence na realidade a um “diabo-de-poeira” (dust devil, como o chamam os norte-americanos). Trata-se de uma coluna de areia e detritos com altura de cerca 20 quilômetros e a largura de um campo de futebol.
O vídeo é raríssimo, realizado graças aos mais recentes avanços da tecnologia espacial, e foi feito no dia 14 de março último na Planitia Amazonis – uma região situada no hemisfério norte do planeta vermelho – pelas telecâmeras do HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) instaladas na sonda Mars Reconnaissance Orbiter, atualmente em órbita ao redor de Marte.
Os diabos-de-poeira são fenômenos atmosféricos que se manifestam em Marte e também na Terra, sobretudo nas zonas particularmente secas. O ar perto do solo, aquecido em excesso pelo Sol, começa a se deslocar para o alto levando consigo partículas de areia e pequenos detritos. A subida do ar quente puxa mais ar para a base da depressão assim formada, dando origem a enormes colunas de pó que, na Terra, raramente superam os 500 metros de altura.
Essas imagens foram gravadas no final da primavera marciana, quando o solo do planeta nas latitudes médias é fortemente irradiado pelo Sol.
A sonda Mars Reconnaissance Orbiter está orbitando ao redor de Marte desde 2006, e já enviou para a Terra mais de 21 mil imagens do planeta vermelho. A telecâmera utilizada para as tomadas deste vídeo é a mais sofisticada dentre as que estão instaladas na sonda. Ela é capaz de identificar no solo marciano objetos do tamanho de uma escrivaninha comum.
Vídeo NASA


 13031

Nenhum comentário:

Postar um comentário