quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Novos blindados brasileiros aposentarão carros obsoletos 26/09/2012




O protótipo do Guarani modernizado no pavilhão de sua produtora, a Iveco. - Foto: Divulgação/Iveco
Thiago Gomes
 
 
 
Com veículos totalmente obsoletos, inservíveis para as operações de defesa nacional, o Governo federal decidiu modernizar a sua frota de blindados . Do Planalto saiu a autorização ao Ministério da Defesa para que o Exército aplique R$ 20 bilhões na execução do Projeto Estratétigico Guarani, responsável pelo desenvolvimento e implantação da Nova Família de Blindados de Rodas (NFBR).

O Guarani é o primeiro modelo de um grupo de blindados a ser produzido no País. São carros de combate anfíbios sobre rodas que substituirão, de forma gradativa, os atuais blindados Urutu e Cascavel empregados pelo Exército e que foram fabricados pela Engesa. Os veículos a serem substituídos tem mais de 30 anos de utilização.

O coronel Marco Aurélio de Almeida Rosa é o oficial designado pelo Comando do Exército, em Brasília, para gerenciar o Guarani. Falando ao Correio do Estado, ele assegurou que “a amplitude desse projeto é maior do que se vê”, uma vez que à sua retaguarda estão itens que vão desde avanços na capacitação do militar até o desenvolvimento de tecnologias, com a modernização de sistema de comunicações, comando e controle, armas, treinamento e outros. (Correio do Estado - MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário