sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"Pausa estratégica" leva EUA a retirar 33 mil soldados do Afeganistão 21/09/2012

EUA anunciam retirada de 33 mil soldados do Afeganistão


O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, anunciou oficialmente nesta sexta-feira na Nova Zelândia, que "de acordo com previsto", será concluída a retirada dos últimos 33 mil soldados que os EUA enviaram ao Afeganistão em 2010 para reforçar a segurança local.
Em entrevista coletiva conjunta com o ministro neozelandês de Defesa, Jonathan Coleman, o chefe do Pentágono disse que estes soldados "cumpriram com o objetivo de reverter o ímpeto dos talibãs no campo de batalha", e além disso contribuíram para aumentar o tamanho e a capacidade das forças de segurança afegãs.
Panetta lembrou que com a saída do contingente, os EUA mantém no Afeganistão cerca de 68 mil militares. O presidente americano, Barack Obama, comprometeu-se em dezembro de 2009 a enviar 33 mil soldados ao Afeganistão para reforçar a segurança diante das ameaças dos insurgentes talibãs.
Deste total, 10 mil deixaram o país asiático em julho de 2011, e o restante estava previsto que ficaria até o fim deste mês. A retirada é parte do processo progressivo para transferir a responsabilidade da segurança do país às forças afegãs, que culminará em 2014 com a saída total da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan.
Um grupo de senadores americanos pediu na quarta-feira uma "pausa estratégica" na retirada das tropas dos EUA do Afeganistão devido ao aumento dos ataques contra soldados da Otan por parte das forças de segurança afegãs, que este ano mataram 51 militares das tropas aliadas.
A Isaf anunciou esta semana que reduzirá seu nível de cooperação com o exército afegão e que iniciou uma revisão de seus contatos com a população local por causa da recente onda de violência. Panetta começou hoje uma visita de dois dias à Nova Zelândia, a primeira de um secretário de Defesa dos EUA ao país em 30 anos.

EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário